Logo Deus Me Dibre
Atlético

Atlético-MG anuncia retorno à LFU e reforça busca por união, diz CEO Bruno Muzzi

Compartilhe

O Atlético-MG anunciou, na manhã desta terça-feira (28), seu retorno à Liga Forte União (LFU), deixando oficialmente a Libra, grupo do qual fazia parte desde meados de 2023. O comunicado foi feito nas redes sociais do clube, acompanhado de declarações do CEO Bruno Muzzi, que destacou o desejo do Galo em contribuir para a criação de uma Liga unificada no futebol brasileiro.

Apesar da mudança de bloco, o dirigente garantiu que o Atlético cumprirá integralmente o contrato vigente com a Libra, que tem validade até o fim de 2029.

“O Atlético vem trabalhando para que exista uma Liga unificada. A criação de uma Liga no futebol brasileiro é transformacional, então o Atlético não medirá esforços para que isso aconteça de forma rápida e eficiente. Então a volta do clube para a LFU é para dar essa celeridade para o futebol brasileiro”, afirmou Muzzi.

Prioridade ao coletivo e exemplo para outros clubes

Segundo o CEO, a decisão reflete o posicionamento institucional do Atlético em favor da coletividade e contra ações isoladas entre os clubes.

O Atlético entende que hoje deve-se priorizar o coletivo, não o individual, o que vem acontecendo recentemente. Como o Galo não compactua com essas ações individualistas que estão acontecendo, a melhor alternativa hoje é ir para a Liga Forte União.

Bruno Muzzi também demonstrou esperança de que a decisão atleticana inspire outras equipes a seguir o mesmo caminho, visando o fortalecimento do futebol nacional.

Acredito que sim, este é o caminho que deveria ser seguido por outros clubes. O futebol brasileiro precisa de união e diálogo. Precisa, de fato, tomar decisões duras para que a Liga seja criada. Não acredito que atitudes individuais prevaleçam diante do coletivo. Eu torço para que o Atlético esteja pavimentando o caminho para que outros clubes sigam na mesma direção.

Contrato com a Globo será mantido

O CEO fez questão de reforçar que a mudança de grupo não altera o acordo de direitos de transmissão firmado com a TV Globo, válido de 2025 a 2029.

É importante dizer que o Atlético comercializou os direitos de transmissão com a TV Globo entre 2025 e 2029. Esse contrato será respeitado na sua integralidade, o Atlético cumprirá com todas as suas obrigações. Isso não impede que o Galo comece a interagir com os outros clubes da LFU para que outras propriedades sejam criadas e novos valores comerciais sejam destravados.

Crise na Libra

O retorno do Atlético à LFU ocorre em um momento conturbado para a Libra, após o Flamengo bloquear na Justiça do Rio de Janeiro valores que todos os outros clubes do bloco tinham a receber referentes aos direitos de transmissão. A medida gerou desconforto e incertezas dentro do grupo, reacendendo o debates internos.

Com a decisão, o Atlético volta a integrar a Liga Forte União, bloco que ajudou a criar, ao lado de clubes como Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco (da série A).

Além do times da divisão de elite do futebol brasileiro, a LFU ainda tem, na série B, Amazonas, América-MG, Athletic Club, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.

Já na série C, são: CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Ponte Preta, Tombense.