Atlético e Corinthians se enfrentaram na noite deste sábado (18) em jogo válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo colocava, frente a frente, adversários diretos na tabela do Brasileirão – Corinthians 13º e Atlético 14º -, ambos em busca de uma recuperação para conseguir somar pontos e subir posições.
Para o confronto fora de casa, na Neo Quimica Arena, Jorge Sampaoli optou por um time bem diferente, com mudanças em relação ao que enfrentou o Cruzeiro na última rodada e, deixou a entender, que iria priorizar os melhores do seu time para o duelo da terça-feira, contra o Independiente Del Valle, pela Sul-Americana.

Primeiro tempo
O jogo começou com o ímpeto dos mandantes como era de se esperar. Fazendo valer a presença da torcida e com um time mais encaixado, o Corinthians mantinha a posse de bola e forçava o volume ofensivo no campo do Atlético, mesmo sem conseguir criar grandes chances claras.
Nos poucos momentos em que conseguia ter o controle da posse de bola, o Atlético aproveitava dos lançamentos longos, ou até de transições rápidas, sempre buscando o artilheiro Hulk no ataque. Mas nenhum lance teve sequência, com Biel geralmente errando as possibilidades de construir boas jogadas.
Yuri Alberto, camisa 9 do Timão, até levou perigo ao gol de Everson, mas mesmo mantendo mais de 70% da posse de bola, o time paulista não conseguia criar chances claras diante da bem postada defesa atleticana, com Alan Franco fazendo grande partida e Vitor Hugo sendo um dos destaques.
Com muitas faltas e um jogo, por muitas vezes, truncado, o melhor momento de bola rolando foi do Corinthians, já nos minutos finais, quando teve uma sequência de pressão, com Yuri Alberto e Maycon constantemente acionados por Depay. O lado esquerdo do Atlético era a válvula de escape do Corinthians, que achava Matheus Bidu com capacidade de carregar a bola ao ataque.
Apesar de ter tido mais posse de bola e controlado mais o jogo, o primeiro tempo terminou com o placar em branco. Um 0 a 0 que explicou bem os números do jogo: nenhuma finalização certa ao gol por parte de ambos.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, Sampaoli voltou do intervalo com uma mexida, colocando Natanael no lugar de Saravia. E o segundo tempo começou em outro ritmo, com o Corinthians, já no primeiro minuto, levando muito perigo com uma cabeçada de Yuri Alberto. Na resposta do Atlético, no lance seguinte, a bola levantada na área acabou na cabeçada de Vitor Hugo que bateu na trave.
Com um jogo mais aberto e mais espaços, não demorou pro placar ser aberto: Maycon recebeu na entrada da área, carregou com espaço e disparou um chute forte, sem chance para Everson, abrindo o placar aos 4 minutos do segundo tempo: Corinthians 1 a 0 Atlético.
Vendo o Corinthians crescer ainda mais na partida após o gol, com o Atlético encurralado e poucas chances de criar jogos, Sampaoli fez novas mudanças no time, colocando dois “titulares”: Dudu e Bernard foram acionados, para os lugares de Igor Gomes e Biel, respectivamente.
O Corinthians seguia mantendo a posse de bola com muita tranquilidade, dessa vez conseguindo transformar controle em finalizações, mas com dificuldades de ampliar o placar. Sampaoli fez novas mudanças na equipe, buscando um Galo ainda mais ofensivo: Caio Paulista deu lugar a Guilherme Arana, enquanto Fausto Vera saiu pra entrada de Gustavo Scarpa.
Com 5 minutos de acréscimo, o Atlético seguiu tentando utilizar do contra-ataque, mas sem sucesso, vendo o Corinthians controlar a partida e garantir os três pontos em casa. Final de jogo: Corinthians 1 a 0 Atlético.
O que vem por aí…
Agora o Galo volta sua atenção para a Copa Sul-Americana. O time enfrenta o Independiente del Valle, na próxima terça-feira, na altitude de Guayaquil, às 21h30.