Atlético perde no Maracanã, vê diferença cair e Flamengo voltar à vice-liderança

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLETICO

Atlético e Flamengo se enfrentaram na noite deste sábado (30) em um dos confrontos mais aguardados pelo Campeonato Brasileiro de 2021. Uma vitória colocaria o Galo ainda mais perto do título, enquanto o Flamengo buscava se recuperar de uma eliminação na Copa do Brasil e voltar à briga pelo título da Série A. Mesmo com força total, o Atlético não conseguiu superar o rubro-negro e acabou derrotado por 1 a 0 no Maracanã. Michael foi o autor do único gol da partida, ainda no primeiro tempo.

Primeiro tempo pegado e vantagem do mandante

Os primeiros 10 minutos foram muito pegados, com muitas faltas e sem grandes chances criadas por ambos. Um início que já indicava o que se esperava: jogo tenso, com times mais preocupados em não errar e abrir espaço para possíveis contragolpes. Pelo lado do Flamengo, Michael era mais acionado, onde achava mais espaço nas costas de Guga. Pelo lado do Atlético, o meio de campo era a válvula de escape, com Nacho sempre acionando Arana, mas sem grande sucesso. 

A primeira boa chance do Atlético veio com Junior Alonso, de cabeça, após cobrança de escanteio batida por Keno. A bola foi defendida por Diego Alves e acabou pegando no travessão antes de sair. A resposta veio com Michael, que driblou Guga e foi parado com falta, amarelando o lateral-direito. Aos 20 minutos, o jogo já ganhava mais dinâmica, com os jogadores buscando trabalhar mais a bola.

Aos 24 minutos, numa bola trabalhada pelo lado esquerdo, iniciada por belo lançamento de Willian Arão, o Flamengo abriu o placar. Isla recebeu livre, levantou para Bruno Henrique que, de cabeça, ajeitou para Michael tocar na saída de Everson. 1 a 0 no Maracanã.

O jogo seguiu bastante disputado, principalmente nas laterais, com os pontas de ambos os times sendo constantemente acionados, enquanto o Hulk, pelo lado do Atlético e Gabriel Barbosa, pelo lado do Flamengo, pouco apareciam na partida. A bola seguiu correndo pouco por conta das faltas, embora o árbitro Anderson Daronco tenha conseguido controlar a partida e os ânimos dos jogadores.

E nessa pegada o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Flamengo de 1 a 0. O alto números de faltas (21) e os 4 cartões amarelos, 2 pra cada lado – Guga e Nathan Silva para o Atlético e Everton Ribeiro e Bruno Henrique para o Flamengo – mostraram a tônica do jogo até então, muito pegado, jogadores marcando individualmente e muita vontade de ambos os lados.

Segundo tempo de posse de bola, mas sem eficácia

O Atlético voltou para o segundo tempo com uma alteração ousada por parte do técnico Cuca. Guga, amarelado, saiu para a entrada do centroavante Diego Costa. Com isso, Zaracho caiu para a contenção do lado direito. O Flamengo voltou do intervalo sem alterações. 

O jogo ficou mais dinâmico, com a bola indo de área a área. O Atlético tinha a posse de bola, enquanto o Flamengo buscava os contragolpes com o espaço cedido pelo time alvinegro. Aos 11 minutos, a melhor chance de empate, até aquele momento, acabou parando no travessão, mais uma vez, agora após levantamento de Jair na área e cabeçada de Arana.

Na necessidade de buscar o placar, Cuca promoveu três alterações de uma vez, sacando Zaracho, Nacho e Keno, para a entrada de Mariano, Savarino e Vargas, respectivamente. O objetivo era colocar em campo um time mais rápido e com mais intensidade vertical. 

Até depois da metade do tempo da segunda etapa, o Atlético continuava mantendo a posse de bola, mas não conseguia criar grandes chances para empatar. As substituições de Cuca até deram mais velocidade ao time, mas faltava objetividade. O Flamengo assustava no contragolpe e finalizava com mais perigo. 

Nos minutos finais, Cuca abriu ainda mais o time colocando Nathan no lugar de Allan e o time insistia com as bolas longas e alçadas na área, mas sem efeito. O Flamengo cozinhou os minutos finais, mesmo com os 7 minutos de acréscimos dados pelo árbitro. E assim o jogo seguiu até o fim. 1 a 0, vitória do Flamengo, que com os três pontos conquistados, diminuiu a diferença para o líder Atlético em 10 pontos, com dois jogos a menos na tabela.

Nota dos jogadores de acordo com o site de análise Sofascore (INFO: SOFASCORE)

O próximo confronto do Atlético é o clássico contra o Grêmio, na próxima quarta-feira (3), às 21 horas, no Mineirão. O jogo atrasado será válido pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe