
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Fortaleza e Atlético se enfrentaram na noite deste sábado (24), na capital cearense, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Castelão, o Galo sucumbiu a força do Leão e acabou derrotado por 2 x 1. Todos os gols da partida foram marcados na segunda etapa. Pochettino e Tinga fizeram para o Fortaleza, enquanto Alan Kardec descontou para o Atlético.
Com o resultado o Galo despenca na tabela de classificação. Com 19 pontos ganhos, a equipe de Luiz Felipe Scolari pode terminar a rodada na 11ª colocação. Já o Fortaleza “pegou o elevador” e subiu para a 5ª colocação.
ESCALAÇÕES
Atlético
A única alteração promovida por Luiz Felipe Scolari na escalação atleticana, em relação a partida diante do Fluminense, foi na lateral-direita. Mariano, poupado, acabou no banco. Em seu lugar o treinador optou por Saravia.
Desta maneira o Galo foi a Campo com:
Fortaleza
A grande surpresa na escalação do time da casa ficou no ataque. Guilherme acabou indo para o banco de reservas e Lucero, autor do gol da vitória contra o Cruzeiro, foi o escolhido.
O Leão começou o jogo com:
O JOGO
O primeiro tempo da partida foi bastante sonolento. O Fortaleza, mesmo jogando em casa, não saiu para o jogo, dando pouquíssimos espaços para o Atlético jogar.
O Galo, do outro lado, acabou circulando muito a bola, com muitos passes para o lado, sem muita objetividade. A melhor chance da partida acabou sendo logo nos primeiros minutos. Em boa infiltração pelo meio da área, Hyoran recebeu e no momento do chute acabou travado pelo defensor da equipe cearense.
Fora esse lance, o Atlético acabou insistindo em chutes de média e longa distância, sem assustar o goleiro João Ricardo. De acordo com números do portal FootStats, foram 9 finalizações alvinegras na etapa inicial, mas apenas uma na direção do gol. No Leão do Pici, 5 chutes e 1 na direção da meta de Everson.
Na volta do intervalo, nenhuma substituição nas duas equipes. O Atlético havia mexido no primeiro tempo, com a saída de Hyoran, por conta de uma lesão, para a entrada de Edenilson.
Nos primeiros 5 minutos o Galo teve duas boas oportunidades para marcar com Hulk. Entretanto, nos dois lances o atacante parou em boas defesas de João Ricardo.
Se o Atlético não aproveitou, o Fortaleza fez. Aos 8 minutos, Pochettino aproveitou o cruzamento de Thiago Galhardo em jogada pelo lado direito, subiu mais alto que Saravia e cabeceou para o fundo das redes.
E o que estava ruim, ficou ainda pior. Aos 17′, Tinga aproveitou a bela ajeitada de Titi, após bola alçada na área e marcou o segundo para o Leão.
O Atlético conseguiu diminuir. Aos 42 minutos, Alan Kardec aproveitou um chute de Edenilson e desviou para o fundo das redes.
Quando parecia que a equipe mineira tentaria ainda pressionar o Fortaleza, Saravia foi expulso, aos 44′, ao matar um contra-ataque. Isso acabou jogando um balde de água fria no time, que só esperou o apito final do árbitro Leandro Pedro Vuaden.
O QUE VEM POR AÍ…
O Atlético volta a campo na próxima terça-feira (27), quando enfrenta o Libertad-PAR, em Assunção, pela Copa Libertadores da América. Campeonato Brasileiro apenas no próximo final de semana, quando o Galo recebe o América, no domingo (02).