FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
A Conmebol e a Fifa confirmaram nesta quinta-feira que as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 retornarão no mês de outubro. E o Atlético poderá ser bastante prejudicado nestas convocações, já que mesmo sendo datas Fifa, o Campeonato Brasileiro não irá parar. As partidas deverão acontecer entre 8 e 13 de outubro.
Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador), Savarino (Venezuela) e até mesmo Guilherme Arana poderão ser convocados para os seus países. No caso dos três estrangeiros é uma tendência, porém não é 100% garantido. Com relação a Guilherme Arana, por se tratar de um dos principais laterais esquerdos do futebol brasileiro atualmente, a sua convocação não seria nenhuma surpresa, mas neste caso a convocação não é tão certa.
Os atletas convocados deverão perder as partidas contra o Vasco (4 de outubro), Fortaleza (7/10), Goiás (10/10) e Fluminense (14/10).
Opinião: As maiores baixas seriam as do zagueiro Junior Alonso e do lateral Guilherme Arana que são titulares absolutos de Sampaoli e tem feito um excelente Brasileirão. Alan Franco faria falta, mas tendo Jair, Allan, Nathan e quem sabe Gustavo Blanco recuperado, este setor estaria bem servido. Savarino também faria falta ao time, mas você ainda teria opções como Keno, Marquinhos, Marrony e até mesmo o garoto Savinho. Mas é inacreditável que em 2020 o futebol brasileiro não pare em datas Fifa, prejudicando várias equipes em competições importantes e isso no final pode fazer toda a diferença. Claro que existe a vantagem de valorizar os seus atletas, ainda mais com o clube precisando vender e não sou contra as convocações, mas a CBF precisa encontrar soluções urgentes para esse absurdo.
Beto Guerra