
FOTO: RUBENS CHIRI / FLICKR / SÃO PAULO
O Atlético pode anunciar a qualquer momento a contratação de Igor Gomes, meia revelado pelo São Paulo em 2018 e que defende as cores do clube paulista até hoje. A notícia foi dada, em primeira mão, pelo jornalista Venê Casagrande.
O jogador de 23 anos está nos seus últimos meses de contrato com o tricolor. O vínculo vai até março de 2023. Com isso, Igor Gomes já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.
Entre Galo e jogador, tudo já está certo. O clube mineiro tenta, neste momento, a liberação do São Paulo para que o meia possa vir para Belo Horizonte agora, sem ter que esperar o término do seu contrato. Igor Gomes deverá assinar com o Atlético por 4 temporadas.
Anunciada a contratação, esta será a segunda da diretoria alvinegra com um jogador em fim de contrato. Paulinho, que recentemente foi oficializado, também foi adquirido nos mesmo moldes.
Os números
Igor Gomes se destacou bastante na base tricolor. Ao lado de Luan e Lizieiro, que hoje defende o Internacional, o jogador formou um dos setores de meio mais fortes dos últimos anos do São Paulo nas categorias de base (a equipe chegou ao vice-campeonato da Copa São Paulo de 2018, perdendo a final para o Flamengo).
Entretanto, depois de muito destaque na base, que renderam convocações para as seleções sub20 e sub23, por exemplo, o jogador não conseguiu se firmar na equipe principal. Foram muitos altos e baixos, escalações e posições diferentes, o que acabou dificultando sua afirmação.

A primeira boa sequência no time foi em 2019. Naquela temporada, o jogador jogou em 27 partidas do Campeonato Brasileiro, marcando 2 gols e distribuindo duas assistências. Foram ao todo 1.340 minutos jogados, uma média de praticamente 50 minutos por partida. A melhor partida no ano, acabou sendo exatamente diante do Atlético. Em 27 de Outubro, o São Paulo derrotou o time mineiro por 2 x 0, no Morumbi, com 1 gol e uma assistência de Igor Gomes.
Em 2020, um ano de afirmação no elenco. Foram 57 partidas naquela temporada, com 4 gols marcados e 4 assistências dadas. Já naquele ano, Igor Gomes chegou a atuar como meia centralizado, como meia direita, meia esquerda e até um pouco mais recuado. Ao todo foram 4.032 minutos. Uma média de 71 minutos por jogo.
Já na temporada 2021, foram 52 jogos, com 3 gols e 3 assistências. Ao todo, naquele ano, Igor Gomes atuou por 3.111 minutos. Uma média de 60 minutos por jogo.
Neste ano, a temporada com o maior número de jogos. Com Rogério Ceni, Igor Gomes atuou em 61 partidas, dando 8 assistências e marcando apenas 1 gol. Este talvez, o número que mais chamou a atenção, negativamente, na temporada do jogador. A grande reclamação do torcedor são paulino era que o jogador tinha pouca presença ofensiva, pisando pouco na área.
Mapa de calor
Confira o mapa de calor das 3 últimas partidas de Igor Gomes pelo São Paulo:
Fluminense 3 x 1 São Paulo (05/11/2022) – Igor Gomes ficou em campo por 61 minutos (uma assistência)

São Paulo 0 x 1 Internacional (09/11/2022) – Igor Gomes ficou em campo por 85 minutos

Goiás 0 x 4 São Paulo (13/11/2022) – Igor Gomes ficou em campo por 90 minutos
