Foto: Bruno Cantini/Atlético
O Atlético venceu o Coritiba por 1 a 0 com gol de Sasha pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro e reassumiu a terceira colocação, porém com um jogo a menos. Uma partida com dois tempos completamente distintos e quase que o Atlético se complicou em uma partida tranquila por conta dos erros, principalmente, de finalização.
No primeiro tempo o Coritiba atuou de forma reativa, buscando o contra-ataque, porém o Atlético amassou o time paranaense e não os deixou jogar. Foi um tempo de total domínio do clube mineiro, tanto em posse de bola, quanto em finalizações. O Coritiba não conseguia trocar meia-dúzia de passes, pois o Atlético fez um primeiro tempo muito intenso e com uma marcação muito forte. O Coritiba conseguia anular as jogadas do Atlético em boa parte do tempo, mas com paciência e com os pontas bem abertos, o Atlético criava algumas boas oportunidades pelos lados. Porém o gol saiu de uma cobrança de escanteio de Savarino, o zagueiro Igor Rabello ganhou a disputa pelo alto, o goleiro Wilson fez uma grande defesa, mas a bola sobrou sozinha para Eduardo Sasha somente empurrar para o fundo das redes.
O segundo tempo foi muito diferente do primeiro, o Coritiba do técnico Jorginho resolveu jogar dentro de casa e quase empatou logo no início. Pouco tempo depois criou a sua melhor oportunidade em um cruzamento em que o goleiro Rafael e o lateral Guga salvaram o Atlético. O jogo ficou mais aberto, mas o time do Galo não conseguia aproveitar os espaços e quando criava, os atacantes desperdiçavam as oportunidades. O Coritiba tentou pelos lados, principalmente pelo lado esquerdo, mas a defesa atleticana fez uma grande partida, principalmente Igor Rabello e Guga, que foi o melhor jogador na minha opinião, ganhou todas as disputas no campo defensivo e ajudou bastante no ataque chegando com muita qualidade. No finalzinho Savarino perdeu um gol sem goleiro, sem nada, mostrando que o Atlético precisa evoluir muito nas finalizações se quiser almejar algo neste Brasileirão.
Mas o que importa é o resultado, campeonato de pontos corridos nem sempre você irá fazer uma boa partida, mas é importante vencer os jogos mais fáceis. O Atlético perdeu pontos que não poderia perder para o Botafogo, porém hoje fez o dever de casa e segue entre os primeiros colocados. Sampaoli ainda tem muito o que ajustar no time do Atlético, mas definitivamente está no caminho certo. O próximo adversário é o Santos de Cuca e penso que o Galo está cada vez mais pronto para esse tipo de desafio.
Beto Guerra