ATLÉTICO QUER INVESTIR PESADO EM SOTELDO

Compartilhe

Semana passada o meu amigo Henrique Villard do canal Eu Acredito falou sobre o interesse do Atlético no meia Soteldo do Santos, parecia algo impossível, mas ontem através dos jornalistas Henrique André e Breno Galante, tivemos a notícia bombástica de uma proposta de 12 milhões de dólares pelo jogador (mais de 51 milhões de reais).

E segundo eles tem sim a possibilidade de dar negócio, pois existe uma cláusula no contrato do Santos com o Huachipato que diz o seguinte: se houver uma proposta acima de 12 milhões de dólares o Santos é obrigado a vender o jogador ou comprar a parte do time chinelo que é de 50%. O Santos comprou a outra metade por 3 milhões de dólares, mas segundo o clube chileno, ainda não pagou. Ou seja, o Santos precisará pagar 9 milhões de dólares (quase 40 milhões de reais) para manter o jogador e atualmente o time paulista vive uma crise financeira, tanto que até o momento não contratou nenhum jogador nesta janela.

Parece simples, mas obviamente o presidente do Santos, José Carlos Peres, irá fazer de tudo para manter o seu principal jogador, ele mesmo disse ter recusado uma proposta de 17 milhões de dólares ano passado de um time dos Estados Unidos, porém essa proposta não foi confirmada pela imprensa e pode não ser verdadeira. Mas sendo verdade ou não, como ele ficaria diante do torcedor santista se vendesse o jogador por menos? Peres ainda disse que essa cláusula não existe e que pagou sim o Huachipato, seria verdade? Não sei, mas por outro lado precisaria arrumar quase 40 milhões de reais nos próximos dias caso exista sim essa cláusula.

E outra discussão se iniciou após esta notícia: de onde o Atlético está tirando tanta grana para contratações? Até agora o Atlético fez dois investimentos: Guilherme Arana e Allan. Nos dois casos o Atlético pagará de forma parcelada nos próximos anos, não precisou pagar tudo à vista e ainda contou com a ajuda de investidores. No caso do Soteldo seria uma contratação também contando com o aporte financeiro de empresários atleticanos, que querem muito este jogador em específico, ou seja, não iriam fazer todo esse investimento em outro atleta, como sugere o torcedor.

É claro que existe a preocupação por valores tão altos, seria a maior contratação da história do Atlético disparado, mas temos que lembrar do trabalho de austeridade financeira do presidente Sérgio Sette Câmara que errou sim em muitas contratações, mas que agora está em um projeto para revelar e investir em jovens atletas, jogadores com qualidade e que podem trazer um retorno financeiro no futuro. É diferente de trazer um jogador de 30 anos por 15 ou 20 milhões de reais, todas as contratações tem uma probabilidade alta de um retorno financeiro futuro.

Mas evidente que iremos questionar e investigar para que o clube não esteja metendo os pés pelas mãos, o Atlético tem uma dívida muito alta, boa parte dela equacionada e sendo paga normalmente, mas temos que ter muito cuidado para não entrar mais uma vez em um ciclo de dívidas, salários atrasados, enfim. Mas de uma coisa eu tenho certeza, time fraco que não disputa nada não faz dinheiro, se montar um time forte, jovem e com responsabilidade, no final do ano vários jogadores estarão valorizados e a chance de lucro será enorme.

Para encerrar acho muito, mas muito difícil mesmo, do Atlético conseguir a contratação do meia Soteldo, mas vamos seguir acompanhando a negociação, poderemos ter novidades nos próximos dias.

Saudações atleticanas e até a próxima.

Beto Guerra

Compartilhe