Atlético se recupera no Campeonato Mineiro com vitória sobre o Itabirito

Compartilhe

Atlético e Itabirito se enfrentaram neste sábado (17), pela sexta rodada de classificação da primeira fase do Campeonato Mineiro. O jogo, disputado no Mané Garrincha, em Brasília, teve o Galo em busca da liderança isolada do grupo B do estadual e o Gato em busca da classificação ao mata-mata no grupo A.

O jogo marcava a busca do Atlético em se reabilitar no estadual, após uma sequência de uma derrota (para o Cruzeiro) e um empate (contra o Tombense), enquanto o Itabirito buscava a segunda vitória seguida no campeonato e uma chance de se estabelecer até como líder do grupo A.

Para o duelo entre Galo e Gato, o técnico Felipão optou por usar força máxima, utilizando uma equipe experiente. Assim foi o Atlético a campo:

O jogo

Como era de se esperar, o Atlético iniciou o jogo subindo ao ataque e pressionando o Itabirito, que tinha dificuldades em segurar o ímpeto inicial do Galo, principalmente de Hulk e Paulinho, que buscavam o gol a todo momento. O Itabirito mostrava bastante dificuldade em contragolpear, até que conseguiu respirar passado os minutos iniciais.

Sem sofrer o gol no início, o time do interior de Minas acabou ganhando mais confiança e começou a se lançar com mais criatividade ao ataque. O campo ruim – nitidamente um dos problemas da partida – também deixou o jogo mais tenso, mas parecia ser uma arma favorável ao Itabirito, que levou perigo ao gol de Everson por dois momentos. Felipão ainda precisou de fazer uma alteração imprevista logo na primeira metade da etapa inicial: Igor Rabello deixou o campo sentindo dores e Fuchs assumiu.   

Quando o jogo se encaminhava para um final de placar em braco, a bola parada acabou fazendo a diferença: aos 42 minutos, Igor Gomes lançou a bola na área, Fuchs cabeceou a bola no segundo pau e o volante Battaglia marcou. 1 a 0 no placar e vantagem alvinegra, para tranquilizar o jogo.

No segundo tempo, o time voltou a campo com alterações. Felipão promoveu as entradas de Saravia e Patrick, nos lugares de Mariano e Igor Gomes, respectivamente. Com vantagem no placar e mais espaços para conseguir trabalhar a bola, o jogo ficou bem mais confortável para o Atlético, que conseguiu criar lances de perigo com sua dupla de ataque. E o que já estava tranquilo, ficou ainda mais, quando o zagueiro Rayan Ribeiro, após cometer falta no Scarpa, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 7 minutos da etapa final.

Com controle total da partida, o Atlético optou por administrar e pressionar o Itabirito com segurança, que pouco pode fazer. Em alguns momentos, ensaiou bons contragolpes, mas não conseguiu concluir com grande perigo ao gol de Everson na segunda etapa, ao contrário do goleiro Elias, que precisou trabalhar muito para impedir Hulk, Paulinho e Alisson não ampliassem o placar.

Já nos minutos finais, o goleiro do Gato-do-Mato não pode fazer nada. Aos 45 da etapa final, Rubes fez boa jogada pela esquerda e acho Hulk, que marcou seu gol de número 99 com a camisa do Atlético e fez 2 a 0 no placar, dando números finais à partida.

O que vem por aí…

Com essa vitória, o Atlético passa a liderar o grupo B do Campeonato Mineiro com 10 pontos conquistados e vê sua vantagem para o Villa Nova, segundo colocado do grupo com 7 pontos (1 jogo a menos) aumentar também no saldo de gols. O próximo confronto da equipe comandada por Felipão será no sábado (24), o clássico contra o América, no Independência, às 16h30.

Compartilhe