Em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético empatou no Maracanã com o Flamengo, em 0 x 0. Após um primeiro tempo de intensa pressão rubro-negra, o Galo contou novamente com Everson para segurar o placar, com destaque para uma defesa em cobrança de pênalti.
O time de Milito retorna à 10ª posição no Campeonato Brasileiro, somando 42 pontos, ainda com um jogo a menos, que será realizado no próximo sábado (16), diante do Athletico-PR, em Curitiba. Distante do atual G7, o Atlético busca retomar a boa forma antes de enfrentar o Botafogo na final da Libertadores, no dia 30 deste mês.
ESCALAÇÕES
Atlético
Após a derrota em casa pela final da Copa do Brasil, o Galo de Gabriel Milito foi ao Maracanã com força total, precisando pontuar. O Atlético entrou em campo com o time titular, exceto Paulinho, poupado, já que vem jogando no sacrifício no fim da temporada. O substituto do atacante foi Bernard.
Assim, o Atlético foi escalado com:
Flamengo
O campeão da Copa do Brasil, comandado por Filipe Luís, viveu uma semana agitada com o afastamento de Gabriel Barbosa e o anúncio de sua saída em 2025. Com a vaga para a Libertadores já garantida e os desfalques pela data FIFA, o Flamengo optou por um time alternativo para o confronto.
O Flamengo foi escalado assim:
O JOGO
Foi o terceiro encontro entre Flamengo e Atlético em três semanas e a partida começou estudada, com as defesas se destacando e poucas chances claras nos minutos iniciais. O Flamengo pressionava a saída de bola do Atlético, que tentava bolas longas para superar a defesa carioca.
Conforme a primeira etapa avançava, o Flamengo passou a criar mais oportunidades e ameaçar o gol alvinegro. O Atlético contou com Everson, destaque do último domingo, em noite iluminada para manter o placar inalterado. A pressão do Flamengo se intensificou, e o rubro-negro dominava a posse e o volume ofensivo.
Cedendo a pressão, Lyanco perdeu a bola na entrada da área, na tentativa de recuperar a posse, tropeçou e derrubou Wesley dentro da área, cometendo o pênalti. Com David Luiz na bola, prevaleceu Everson, o nome do Atlético no primeiro tempo.
Fato que o Atlético pouco fez na primeira etapa. Após um início truncado, foi o time carioca quem buscou o jogo; foram 14 finalizações do Flamengo contra duas do Atlético.
Na volta para o segundo tempo, o Atlético mostrou-se mais propositivo, buscando manter a posse no campo ofensivo e criando uma boa sequência de jogadas. Mesmo assim, viu Matheus Gonçalves acertar a trave e quase abrir o placar para o Flamengo no início da segunda etapa.
O Atlético seguiu buscando manter a posse e reduzir o ritmo intenso do adversário. Milito promoveu as entradas de Paulinho e Alisson para dar mais ofensividade e velocidade ao time. Com o Flamengo pouco mais cansado, o Galo conseguiu pela primeira vez impor mais volume de jogo, criando boas chances a partir dos 30 minutos da etapa final. Ainda assim, a equipe alvinegra não conseguiu marcar
O Atlético tem mais 4 encontros pelo Brasileirão antes de decidir o ‘ano’ na Final da Libertadores.
O QUE VEM POR AÍ…
O Atlético terá um calendário cheio e já enfrenta neste sábado (16), fora de casa, o Athletico Paranaense na Ligga Arena, em partida atrasada da 19ª rodada do Brasileirão.