Atlético e Vitória se enfrentaram na tarde deste sábado (5), em partida válida pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto, na Arena MRV, colocou frente a frente um Galo que buscava vencer para estabilizar e melhorar sua situação no Brasileirão, enquanto o Vitória lutava para fugir da zona de rebaixamento.
Em um jogo de tempos distintos, com o Atlético dominando a primeira etapa e o Vitória a segunda, o resultado refletiu o que foi o jogo e terminou em um resultado justo: 2 a 2 com gols de Fausto Vera e Vargas para o Galo, enquanto Wagner Leonardo e Alerrandro marcaram para o Vitória. Com o empate, o Atlético chegou aos 37 pontos e, momentaneamente, ocupa a 9ª colocação da tabela.
Para a partida deste domingo, o técnico Gabriel Milito manteve a estratégia de utilizar um time alternativo, mesclando reservas e titulares, uma vez que a equipe alvinegra tem dedicado suas principais forças às copas que disputa: Copa do Brasil e Libertadores. Assim, a escalação do time foi a seguinte:
Gol no início, controle do jogo e gol no final
O começo da partida ficou marcado por uma dificuldade mútua das equipes de conectar jogadas e achar boas oportunidades. O Vitória, com muita dificuldade técnica, viu o Atlético crescer na partida com passes longos e assim logo saiu o primeiro gol do Galo: após lançamento de Alonso, Vargas deu um belo passe de peito para Fausto Vera marcar o 1 a 0 no placar.
O gol logo cedo deu uma dinâmica muito favorável ao Atlético na partida, uma vez que o Vitória, além dos problemas de marcação, ainda precisava se expor mais em busca do seu gol. Entretanto, sem nenhuma chance clara de perigo, ao contrário do Galo que explorar os espaços para pressionar o goleiro Lucas Arcanjo.
A melhor chance do Vitória no primeiro tempo veio após um dos poucos momentos em que a equipe conseguiu encaixar um ataque em superioridade numérica. Matheuzinho foi parado por falta e na cobrança, a equipe rubro-negra acertou o travessão de Everson.
O Atlético seguiu pressionando e criando as melhores chances durante todo o primeiro tempo, Lyanco, tanto defensivamente quanto sendo acionado na lateral, e Palacios, principalmente caindo pelo lado direito, foram atletas mais acionados. E foi logo nesse lado que saiu o segundo: Palacios cruzou e Vargas, com muito oportunismo, cabeceou para o gol. 2 a 0. Ao final da primeira etapa, o Atlético concentrava mais de 60% da posse da bola e com bem mais finalizações que seu adversário.
Morosidade, sufoco e empate
Em busca de diminuir o placar, o Vitória entrou com outra postura no jogo, mudando sua estrutura tática, colocando três zagueiros e deixando mais jogadores no campo de defesa atleticano. O ímpeto inicial mostrou um time rubro-negro combativo, mas que pecava nas suas próprias limitações técnicas.
O Atlético, na contramão disso, controlava o jogo e esperava um possível erro do Vitória para ampliar o placar, sem muita intensidade para atacar. O jogo ganhou um ritmo monótono e com pouco brilhantismo, até que o Vitória conseguiu, na bola aérea, diminuir o placar: Wagner Leonardo, na cobrança de escanteio, diminui o placar: 2 a 1.
O gol fez o Vitória se animar e num erro ofensivo, Alerrando conseguiu puxar um belo contragolpe e, sozinho, driblou dois zagueiros e fuzilou o gol de Everson: 2 a 2 aos 23 minutos da etapa final. A postura do time fez com que Milito promove de imediato duas substituições: Gustavo Scarpa e Alan Franco entraram nos lugares de Igor Gomes e Vargas, respectivamente. O Vitória chegou até a virar a partida, mas o gol estava irregular e foi devidamente anulado.
E entrada de Scarpa fez com que o Atlético até voltasse a ter um pouco mais opções ofensivas e mais criatividade no ataque, voltando a levar perigo ao gol do Vitória. Entretanto, o empate começou a se tornar um bom resultado pro Galo após um contragolpe do Vitória terminar em expulsão do Everson: o goleiro acertou a bola com a mão fora da área, numa dividida do Matheuzinho. Matheus Mendes assumiu o gol, Deyverson foi substituído.
Com um jogador a mais, o Vitória que já estava melhor na segunda etapa, cresceu ainda mais e começou a marcar ainda mais sob pressão na última linha do Galo. E, no final das contas, o empate ficou de bom tamanho para o Atlético, pelo tanto de produção de chances que o Vitória criou nos minutos finais.
O que vem por aí…
Agora o Atlético terá uma sequência de jogos do Campeonato Brasileiro, ainda em busca de regularizar seu número de jogos na competição. No próximo dia 9 (quarta-feira), o time faz seu confronto atrasado com o Grêmio, válido pela 6ª rodada da competição, na Arena MRV.