
FOTO: REPRODUÇÃO / ATLÉTICO
Pouco mais de três meses após ter aprovado em reunião com o conselho deliberativo, o Atlético vendeu o restante das ações que tinha do shopping Diamond Mall. O anúncio veio da própria Multiplan ao mercado financeiro, que agora será detentora de 100% do empreendimento.
O comunicado feito em inglês traz a informação e os detalhes da negociação:
“MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. informa seu acionistas e o mercado em geral que exerceu seu direito de conciliação em relação à aquisição da participação remanescente de 49,9% no shopping center DiamondMall, atualmente detida pela Clube Atlético Mineiro, elevando a participação da Companhia para 100%. O fechamento do negócio está sujeito a condições precedentes, usuais para este tipo de negócios, incluindo a aprovação pelo Conselho de Defesa Econômica (CADE).”
De acordo com o apurado por nossa reportagem, a Multiplan exerceu seu direito de preferência na compra da porcentagem após outra oferta igual ter sido apresentada. Com isso, o valor total será de R$340 milhões. A princípio, o Atlético projetava arrecadar entre R$270 e R$330 milhões, mas acreditava que esse valor poderia chegar até os R$450.
Apesar do valor total ser acima do projetado, o clube não receberá o valor todo à vista. Ainda em seu comunicado, a Multiplan informa que irá pagar R$136 milhões de imediato e os R$204 milhões restantes em 12 parcelas mensais, de igual valor, sucessivas e todas indexadas pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
No início da noite desta terça-feira (2), o Atlético confirmou a venda do shopping em seu site oficial e divulgou através de suas redes sociais:
A ideia de vender o restante do shopping surgiu a partir da necessidade do clube em equilibrar suas contas e se recuperar financeiramente. Com uma dívida que hoje está na casa dos mais de 1 bilhão de reais, a diretoria irá utilizar o valor conseguido para tentar equilibrar a situação financeira, diminuindo o pagamento de juros que incidem em cima de outras dívidas.
Vale ressaltar que esse dinheiro não será destinado de forma direta ao departamento de futebol do clube, como contratações ou similares, como informado aos conselheiros na época da aprovação do plano de venda do shopping.