BAHIA X ATLÉTICO – PRÉ-JOGO

Compartilhe

Bahia e Atlético fecham a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova. Apesar de estar na 5ª colocação do Brasileiro, dependendo apenas de uma vitória para voltar ao 3º lugar, o Galo perdeu as duas primeiras partidas após a Copa do Mundo e não quer fechar o mês de julho com apenas uma vitória. Eliminado na Copa do Brasil e Sul-Americana, o alvinegro viveu momentos conturbados na temporada e agora tem apenas o Brasileiro para fazer as pazes com o atleticano.

Enquanto isso, o Bahia segue vivo na competição continental e está mais perto das oitavas de final após vencer o Cerro, do Uruguai, por dois a zero na partida de ida. Já no Brasileiro, a 16ª colocação e o namoro com a zona incomodam o torcedor, que protestou no retorno do time depois do empate contra a Chapecoense na retomada do Brasileiro. A pressão, causada também pela perda do título da Copa do Nordeste para o Sampaio Corrêa, ficou para trás após a equipe comandada por Enderson Moreira bater o Vitória e o Cerro.

Por causa do compromisso pela Sul-Americana, o Bahia não entrou em campo na rodada passada e, mesmo com o confronto contra o Galo, seguirá com uma partida a menos no campeonato. Além de Lucas Fonseca e Zé Rafael, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Enderson não poderá contar com Allione, que pode ser emprestado para o Racing.

Do lado alvinegro, Thiago Larghi conta com o retorno de Luan e Matheus Galdezani, suspensos contra o Paraná. Certamente Luan estará entre os titulares, mas Galdezani é dúvida após as boas atuações de Tomás Andrade e David Terans. Cazares, que esteve perto de deixar o clube, volta a ser relacionado, mas dificilmente aparecerá entre os onze que iniciam o jogo, pelo menos nessa rodada. Recuperado de uma cirurgia realizada no final de 2017, Clayton viajou com a delegação e pode ser opção ofensiva no banco de reservas.

Enquanto o melhor ataque da competição com 28 gols ganha novos nomes, a quinta defesa mais vazada do Brasileiro perde Leo Silva e Fábio Santos, titulares na vitória contra o Paraná. Leo reclamou de uma fadiga muscular e será poupado, já Fábio Santos teve uma torção no tornozelo e também está fora do jogo. Gabriel e Iago Maidana devem formar a dupla de zaga, mas a lateral gera dúvidas para o treinador na escalação. Carlos Gabriel estreou no profissional ao substituir Fábio Santos no Independência. O jovem lateral da base é a única opção para a posição no elenco. Larghi também pode optar por Juninho, que atuou do lado esquerdo contra o América, pela 10ª rodada.

Em jogos disputados no território tricolor, Bahia e Atlético colecionam empates na atual década. São cinco empates desde o retorno do Bahia à elite do futebol brasileiro. Zero a zero em 2012 e 2013, um a um em 2011 e 2014 e dois a dois em 2017.

1.460 ingressos foram disponibilizados para o setor visitante. O Atleticano terá que desembolsar R$100, com a opção de meia-entrada a R$50. Crianças até onze anos não pagam.

Provável escalação: Victor; Patric, Gabriel, Iago Maidana e Carlos Gabriel; José Welison, Elias, Luan, Tomás Andrade (Matheus Galdezani) e Yimmi Chará; e Ricardo Oliveira.

FOTO DE CAPA: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Compartilhe