
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
É nesta quarta-feira (15), que Atlético e Athletico-PR entram em campo pelo último jogo da temporada do futebol brasileiro. Fazendo o segundo duelo da finalíssima da Copa do Brasil, o Galo está muito próximo de conquistar o título. Após a vitória no primeiro confronto no Mineirão por 4 x 0, a equipe treinada por Cuca só perde a taça se for derrotado por 5 ou mais gols de diferença. Vitória paranaense por 4 gols (4 x 0, 5 x 1, 6 x 2…), leva a disputa para as penalidades. A final da Copa do Brasil não tem o gol marcado na casa do adversário como critério de desempate.

Copa do Brasil: Atlético 4 x 0 Athletico-PR (12/12/2021) – Foto: Pedro Souza/Atlético
A vitória conquistada no jogo em Belo Horizonte fez com que muitos torcedores alvinegros soltassem o grito de campeão. E não é para menos. Desde 1989, primeira edição do torneio, a maior diferença conquistada por uma equipe na primeira partida, havia sido de 2 gols. Seja 2 x 0 ou 3 x 1!
Nas 32 edições anteriores, apenas em 4 oportunidades a equipe que perdeu a ida conseguiu reverter na volta. Confira:
- Em 1992, o Internacional foi derrotado pelo Fluminense no Rio de Janeiro, por 2 x 1 e conseguiu ficar com a taça. Para isso, venceu em Porto Alegre por 1 x 0. *Naquele ano havia a regra do gol marcado fora de casa.
- Em 1998 foi a vez do Palmeiras conseguir a “virada”. Derrota em Belo Horizonte por 1 x 0 para o Cruzeiro e vitória em São Paulo por 2 x 0.
- Já no ano de 2008 o Sport conseguiu seu primeiro título da mesma forma. Em São Paulo, acabou derrotado para o Corinthians por 3 x 1. No segundo jogo, em Recife, 2 x 0 e festa na Ilha do Retiro. *Da mesma maneira que 1992, em 2008 também havia a regra do gol qualificado.
- A última vez que uma equipe buscou o título após sair perdendo nos primeiros 90 minutos foi em 2015. Naquele ano, o Santos bateu o Palmeiras na Vila Belmiro, por 1 x 0, mas acabou derrotado no segundo confronto por 2 x 1. Nas penalidades, 4 x 3 para o Porco.
Outro fato que chama bastante a atenção é que a última vez em que o Athletico-PR conseguiu vencer uma equipe por 5 gols de diferença, foi em 23 de julho de 2020. Naquele dia, o Furacão derrotou o Londrina pelas quartas de final do campeonato estadual por 5 x 0. Deste então, 509 dias e 125 jogos se passaram e o Atlhetico não conseguiu o resultado necessário para amanhã.
Se o clube paranaense não tem conseguido fazer a diferença de gols que precisa para levantar a taça, o que falar do Galo… A última derrota por 5 gols aconteceu em dezembro de 2011, quando o clube foi goleado pelo Cruzeiro por 6 x 1.

Campeonato Brasileiro: Cruzeiro 6 x 1 Atlético (04/12/2011) – Foto: Bruno Cantini/Atlético
E a notícia só piora para o torcedor rubro-negro. Nem mesmo o resultado necessário para levar a disputa para as penalidades têm sido recorrente no calendário atleticano. A última vez que o clube alvinegro perdeu por 4 gols foi em 2015.

Campeonato Brasileiro: Santos 4 x 0 Atlético (16/09/2015) – Foto: Ricardo Saibun/Santos FC
Tudo isso, somado a melhor defesa e segundo ataque mais positivo do Brasileirão, colocam o Atlético ainda mais favorito a conquista do título nacional!