
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Na última sexta-feira (24), o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, informou que as equipes brasileiras, que tiveram jogadores convocados (Atlético, Flamengo, Internacional e Palmeiras), teriam suas partidas, do Campeonato Brasileiro, adiadas.
Por se tratar novamente de três jogos, vai ser adotado o mesmo critério que adotamos na data de setembro em relação aos clubes que tiveram jogadores convocados
Juninho se referiu a convocação da seleção para as partidas diante de Chile, Argentina e Peru. Naquela ocasião, o Atlético, por exemplo, havia cedido 3 atletas: Guilherme Arana, Hulk e Everson. Assim, o clube mineiro, além dos outros 3 que tiveram atletas convocados, não jogaram na 19ª rodada.
Os seguintes jogos foram adiados (nova data):
– Atlético x Grêmio (03/11)
– Internacional x Red Bull Bragantino (21/10)
– Flamengo x Atlético GO (05/11)
– Ceará x Palmeiras (sem data definida)
Com a convocação da última semana, para a próxima rodada tripla de jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Galo teria, segundo Juninho Paulista, mais 3 jogos adiados. Os confrontos da 24ª (Chapecoense), 25ª (Ceará) e 26ª rodada (Santos), previamente marcados para acontecerem entre os dias 06 e 14 de outubro. O técnico Tite voltou a chamar o lateral esquerdo, Guilherme Arana.
🇧🇷 ARANA É SELEÇÃO!
🕸️ O lateral Guilherme Arana foi convocado pelo Brasil para a disputa dos jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no Catar: https://t.co/cA3r6qDZKB#Galo 🏴🏳️ pic.twitter.com/atVNPWXviE
— Atlético (@Atletico) September 24, 2021
Este novo adiamento culminaria, ou no estreitamento do tempo entre uma partida e outra, ou no prolongamento do Campeonato Brasileiro, marcado para acabar no dia 05 de dezembro.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, no final da última semana, o direto de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, mostrou toda sua insatisfação com o assunto:

Foto: Pedro Souza / Atlético
Atletas, desde a pandemia do ano passado, estão direto, jogos decisivos a cada três dias. Nos preparamos para isso, existe planejamento, carga de treinos prevendo o término do Brasileiro em 5 de dezembro. Quando acontece isso, se rasga regulamento e se deixa de lado os princípios da fisiologia, preparação física. Tudo isso, me preocupo muito, pois o Galo é líder do Brasileiro.
E, de acordo com o jornalista Fred Ribeiro, do globoesporte.com, o Atlético está esperando um posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desistindo destes adiamentos. Desta maneira, as partidas do Galo, diante de Chapecoense, Ceará e Santos, teriam suas datas originais mantidas.
É importante lembrar que Guilherme Arana não será a única baixa, já confirmada, do elenco atleticano. O zagueiro paraguaio Junior Alonso e o chileno Eduardo Vargas, também já foram convocados. Savarino e Alan Franco ainda aguardam a lista dos treinadores das suas respectivas seleções.