Calendário divulgado pela CBF “folgas de luxo” para o Galo

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

O Atlético disputou apenas treze partidas em 2020. Apesar do baixo número de jogos realizados na temporada, o início de ano foi intenso para o alvinegro. Duas eliminações, da Copa do Brasil e da Sul-Americana, troca de treinador, diretor e de parte do elenco. Ironicamente, apesar do prejuízo financeiro, as duas eliminações podem se tornar o diferencial a favor do Galo no retorno das competições pelo país.

Nesta quinta-feira (09), a CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro para as competições administradas pela entidade. O Brasileiro terá início no dia 9 de agosto de 2020 e a última rodada está prevista para acontecer no dia 24 de fevereiro de 2021. As partidas seguirão a tabela divulgada em fevereiro deste ano, com o Galo estreando, como visitante, contra o atual campeão Flamengo.

Dos vinte clubes da série A, apenas Atlético, Coritiba e Sport estão eliminados das competições internacionais e da Copa do Brasil. Enquanto o rubro-negro encerra o estadual nos próximos dias, o Atlético alterna as primeiras rodadas do Brasileiro com os jogos que restam pelo Mineiro. Com a chegada de Sampaoli e a apresentação de diversos reforços, o Galo é apontado como um dos favoritos à disputa do título nacional. Os principais concorrentes a erguer o caneco terão que dividir a atenção entre a Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.

O Flamengo, de Jorge Jesus, ainda tem quatro rodadas pela fase de grupos da Libertadores. A Conmebol ainda não informou as datas e o período de disputa no retorno da Libertadores e Sul-Americana. Palmeiras, Athletico, São Paulo, Internacional, Grêmio e Santos também dividirão a atenção entre Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, no segundo semestre. Todos eles, além do Corinthians, eliminado na segunda fase, entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil, que começa no dia 26 de agosto de 2020 e vai até 10 de fevereiro de 2021. Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, e Red Bull Bragantino, campeão da Série B, também garantiram vaga nas oitavas da competição.

Bahia e Vasco estão classificados para a segunda fase da Sul-Americana. Os cariocas seguem na Copa do Brasil, mas perderam o jogo de ida para o Goiás. Botafogo, Atlético-GO e Fluminense também brigam por uma vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Caso tenha atletas convocados pelas Seleções, os clubes sofrerão com desfalques, pois as competições não serão paralisadas nas datas Fifa. Apesar do adiamento da Copa América, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 ocuparão seis datas do calendário.

Com o fim das competições em fevereiro, os dirigentes terão uma pedra no sapato para resolverem. A situação atípica pode levar os clubes a prorrogarem contratos que terminariam em dezembro de 2020. No Galo, Fábio Santos, Victor, Cazares e Tardelli se encaixam nessa situação. Sampaoli também corre contra o relógio para dar entrosamento ao time após tantas apresentações de reforços durante a paralisação do futebol.

Os últimos ajustes serão feitos nas poucas “folgas” nos meios de semana, luxo que a maioria dos concorrentes ao caneco não terão. Visão otimista para quem teve que afogar as mágoas no primeiro semestre.

Compartilhe