
Foi dada a largada da temporada 2019 para o Galo, começou o campeonato Mineiro, estreamos em casa contra o fraquíssimo Boa e goleamos por 5 a 0, daí veio a segunda rodada contra a Tombense na cidade de Tombos, logística ruim, viagem cansativa, começo de temporada e o técnico Levir Culpi optou por escalar um time considerado “C” levando principalmente em consideração que está próximo demais a estreia pela Libertadores que é o que realmente importa neste começo de ano .
O Galo fez o que se pede o ano inteiro, Mineiro é ideal para fazer testes, para lançar os meninos da base, para revezar os titulares a fim de evitar lesões precoces devido ao pouco tempo de trabalho e etc. Aí o treinador faz certinho, pronto o mundo caiu.
Você vai nas redes sociais principalmente no Twitter e vê o tanto que você é xingado, chamado de burro, dizendo que já era o Mineiro, que fazer isso é brincar com o sentimento do torcedor, putz !!! Como assim? Mineiro não é para testes? Torcedor é muito passional e bipolar vai do céu ao inferno em menos de 3 segundos e o pior ainda está por vir, a abençoada FMF marcou o clássico para a terceira rodada às 11:00 da manhã, bem próximo à primeira decisão do ano para o Galo que é contra o Danúbio. Assim fica difícil do treinador fazer o certo, escalar com prudência pensando no ano inteiro, ele vai ter que escalar força máxima para um clássico que não vale nada, em um campeonato de 12 clubes onde se classificam 8, então será que vale a pena correr este risco? Se escalar um time alternativo e perder será que já vai começar o “fora Levir”? Será que ele vai ter sossego para trabalhar para o jogo que realmente interessa que é o contra o Danúbio?
Temos que começar a pensar um pouco mais antes de derramar o ódio nas redes sociais, o trabalho é de uma temporada e não apenas de um jogo, temos que ser inteligentes e apoiar tanto o treinador quanto os jogadores, o apoio da Massa com certeza fará toda a diferença na temporada. Não sejamos imediatistas ao ponto de colocar um trabalho que está somente começando em risco por um amor descontrolado, sejamos mais racionais e saibamos apoiar sempre e criticar sim, mas sem o olhar cego do torcedor apaixonado.
Levir tem todo o meu apoio e torcida, sei que ele vai cometer alguns erros, que não vou concordar com tudo que ele faz, mas o meu apoio na vitória ou na derrota ele vai ter, pois confio no seu trabalho e na sua capacidade e conhecimento para levar este elenco a títulos.
Eduardo Guerra.
Foto: Bruno Cantini/Atlético