FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
O time de Sampaoli nos últimos jogos tem tido muitas dificuldades principalmente na criação e na armação das jogadas. Contra o Botafogo a equipe até criou quantidades suficientes para não sair com a derrota, porém tanto os meias quanto os atacantes desperdiçaram oportunidades que, com um pouco mais de talento ou capricho, mudariam o resultado – derrota por 2 a 1. Contra o Internacional, o cenário se repetiu, mas com um agravante: o time não jogou bem e a criação foi praticamente nula, com apenas uma boa oportunidade criada e desperdiçada por Hyoran. Aliás, o meia de 27 anos que está emprestado pelo Palmeiras, tem sido alvo de críticas da torcida e também da mídia especializada por conta de suas últimas atuações.
E após as contestadas atuações de Hyoran e com Nathan, que fazia ótima temporada, lesionado, o nome de Cazares, que poderia servir ao elenco justamente nessa posição, voltou a ser levantado como uma opção pela torcida. O técnico Jorge Sampaoli, em coletiva recente, chegou a dizer que o meia equatoriano poderia ser negociado e que não estava nos seus planos. Inclusive a informação é de que o jogador não tem sido utilizado pelo treinador argentino por questões técnicas.
Porém, nesta terça-feira (25) em entrevista a rádio 93.7 de Pirapora, Cazares mostrou vontade de voltar a atuar no Atlético e ganhar oportunidades com o técnico argentino: “Estou treinando todos os dias, treinando bem, mas Deus quem sabe, se o time quiser que eu fique eu estou aí (disponível). Mas é decisão do treinador, ele quem manda, eu estou treinando bem, estou bem fisicamente, se eu for sair ou ficar já estou preparado”.
Questionado se ele havia conversado com Sampaoli, o jogador respondeu:
“Não, depois do Covid (o jogador testou positivo para o novo coronavírus) que eu fiquei quase 3 semanas fora, quando voltei já não estava no time. O treinador tem outros jogadores na cabeça dele que quer, eu respeito, desejo muito sucesso para o time, sempre estou torcendo e sempre vejo os jogos, porque meus amigos estão aí. Não conversei nada com ele, não conversei nada com ninguém. Só estou treinando, fazendo o meu trabalho e mais nada”.
Opinião: Na entrevista fica claro que Cazares quer voltar ao time e ter oportunidades com Sampaoli. Parece já estar cansado de ficar apenas treinando e em casa, sem atuar. Sampaoli tem duas opções: continuar insistindo com Hyoran na armação, sem outra alternativas no elenco, pois nem mesmo alterar o esquema não vai adiantar, visto que é imprescindível ter um armador de qualidade na equipe se quiser ter êxito.
Ou poderia ir ao mercado buscar esse meia com as características necessários – posição carente no atual cenário do futebol brasileiro – onde os existentes são praticamente todos inviáveis, caros e valorizados. Assim sendo, a chance do Atlético não contratar um meia até a próxima janela de transferências internacionais, que abre no dia 13 de outubro, é enorme. Caberá ao técnico Jorge Sampaoli escolher: uma nova chance para utilizar Cazares e recuperar um dos melhores meias do futebol brasileiro, ou continua batendo cabeça para encontrar soluções enquanto o time segue perdendo pontos importantes e caindo na tabela, porque se tem uma coisa que eu posso adiantar é: com Hyoran o Atlético não vai a lugar nenhum.
É preciso, inclusive, ressaltar que atualmente nem os pontas estão rendendo, a falta de um meia armador talentoso está prejudicando inclusive o desempenho dos atacantes de lado. Talvez uma hora Sampaoli resolve acordar, eu só espero que não seja tarde.