
FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Na última quarta-feira (24), no Conselho Técnico da Série A, ocorreu uma reunião entre os dirigentes dos clubes da divisão de elite do país e representantes da Confederação Brasileira de Futebol, para debater e discutir sobre possíveis mudanças no Campeonato Brasileiro.
A proposta apresentada pela CBF há mais de 3 anos que limita o número de trocas de treinadores por clube, durante o Brasileirão, foi aprovada pela primeira vez. Mas o que isso significa:
– O clube começara o Campeonato Brasileiro com 1 treinador no comando. Se demitir este treinador, apenas mais um profissional poderá ser inscrito na competição.
– Se por algum motivo, o segundo técnico também for demitido, só poderá comandar o clube, um profissional que já esteja trabalhando na equipe há pelo menos 6 meses. Exemplo: Lucas Gonçalves, que treinou o Atlético nas primeiras rodadas no Campeonato Mineiro dessa temporada e já está no clube a mais de 6 meses, poderia comandar o Atlético após uma suposta 2ª demissão de treinador durante o Brasileiro.
– Em caso de o treinador pedir demissão, o clube não sofre nenhuma sanção, podendo inscrever um novo técnico.
– Para os treinadores, também houve mudança. O profissional poderá pedir demissão apenas uma vez durante a competição. Se por algum motivo, ele se demitir uma segunda vez, ele estará proibido de ser inscrito por outra equipe.
– Em caso de o clube demitir o treinador, ele não sofre nenhuma sanção, podendo trabalhar em uma nova equipe.
Com essas mudanças, a CBF espera uma relação mais longeva entre treinadores e equipes do futebol Brasileiro. Quem afirmou isso foi o próprio presidente da entidade, Rodrigo Caboclo, em depoimento ao site da Confederação:
“É um grande avanço do futebol brasileiro, que fará bem tanto aos clubes quanto aos treinadores. Vai implicar em uma relação mais madura e profissional e permitir trabalhos mais longos e consistentes. É o fim da dança das cadeiras dos técnicos no futebol brasileiro”, disse o presidente.
É importante afirmar que esta mudança é válida apenas para equipes que disputam a primeira divisão do Futebol Brasileiro.
Tabela Brasileirão
A CBF também divulgou os confrontos do Galo, na Série A do Campeonato Brasileiro. O clube alvinegro estreia em casa, diante do Fortaleza e irá se despedir da competição em Porto Alegre, quando visita o Grêmio. Veja a tabela completa a seguir:
Atlético
- Atlético-MG x Fortaleza
- Sport Recife x Atlético-MG
- Atlético-MG x São Paulo
- Internacional x Atlético-MG
- Atlético-MG x Chapecoense
- Ceará x Atlético-MG
- Santos x Atlético-MG
- Atlético-MG x Atlético-GO
- Cuiabá x Atlético-MG
- Atlético-MG x Flamengo
- América-MG x Atlético-MG
- Corinthians x Atlético-MG
- Atlético-MG x Bahia
- Atlético-MG x Athletico
- Juventude x Atlético-MG
- Atlético-MG x Palmeiras
- Fluminense x Atlético-MG
- Red Bull Bragantino x Atlético-MG
- Atlético-MG x Grêmio