
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã desta quarta-feira (1º) o novo calendário do futebol nacional a partir da temporada de 2026. O anúncio foi feito em evento conduzido pelo presidente da entidade, Samir Xaud, que destacou a intenção de introduzir uma nova cultura no futebol brasileiro, buscando maior organização e valorização do produto.
Entre as principais novidades, está a alteração no período do Campeonato Brasileiro da Série A, que passará a ser disputado de janeiro a dezembro, com pausa durante a Copa do Mundo. A Série B também terá calendário mais estendido, sendo realizada de março a novembro.
Série A e Série B
Série A: terá início já em janeiro, com término em dezembro, e pausa no período da Copa do Mundo.
Série B: será disputada de março a novembro, também com paralisação durante o Mundial.
Séries C e D
Série C: manterá o formato em 2026. A competição terá aumento gradual no número de clubes: serão 28 a partir de 2028. Entre 2026 e 2027, apenas dois clubes serão rebaixados. Assim como outras competições, dará vaga à 3ª fase da Copa do Brasil.
Série D: será ampliada para 96 clubes, com inclusão de 32 novas equipes, mantendo a proporção de acesso. Seis times subirão para a Série C.
Copa do Brasil
A principal copa nacional também terá novidades. A partir de 2026, todos os clubes da Série A entrarão na 5ª fase do torneio, o que reduz entre uma e três datas no calendário dos times da elite. O número de participantes aumentará de 92 para 126 em 2026 e para 128 em 2027. Outro ponto de destaque é a decisão em jogo único, seguindo modelo já adotado em competições internacionais.
Copas Regionais e Nova Competição
O calendário também traz mudanças e criações no âmbito regional:
Copa do Nordeste: terá redução de 13 para 10 datas, além de ampliação para 20 clubes na fase principal. Não contará com equipes que estiverem disputando competições da Conmebol. O campeão terá vaga garantida na 3ª fase da Copa do Brasil.
Copa Verde: seguirá com 10 datas e 24 clubes, sem participação de times envolvidos em torneios continentais. Também dará vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.
Copa Sul-Sudeste: será a nova competição nacional, com 12 clubes participantes, em 10 datas. Assim como as demais, clubes envolvidos em torneios da Conmebol não participarão. O campeão também terá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.
Estaduais
Os campeonatos estaduais seguem preservados no calendário, com limite de até 11 datas e disputados entre janeiro e março.
Com as mudanças, a CBF busca alinhar o calendário brasileiro às principais ligas do mundo, ao mesmo tempo em que amplia o número de clubes participantes em competições nacionais e regionais. A expectativa, segundo a entidade, é aumentar a competitividade, fortalecer a base de clubes em todo o país e tornar o produto futebol brasileiro mais atraente para mercado, mídia e torcedores.