CAZARES OU OTERO?

Compartilhe

Eles estão sempre juntos. Nas fotos e vídeos enquanto concentram para os jogos, nos treinos durante a semana e até nas comemorações dos gols.

Apesar de participarem de jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo por suas seleções, ambas com as bandeiras nas cores amarelo, azul e vermelho, Cazares e Otero não viveram a expectativa de convocação para o mundial. Com Venezuela e Equador de fora da Copa, a dupla trava atualmente uma disputa interna na Cidade do Galo por uma vaga no time titular de Thiago Larghi.

Anteontem a gente queria o Cazares, ontem já tínhamos preferência pelo Otero. Somos assim, torcida chata, bipolar, malucos.  Afinal de contas, será que o treinador também vive nessa montanha-russa? Qual seria a melhor opção para Larghi? Vamos aos números.

Os 26 jogos a mais de Cazares podem ser justificados pela data da contratação que aconteceu sete meses antes, em janeiro de 2016, enquanto Otero estreou apenas em agosto. O número de gols é parecido, 22 de Cazares e 21 de Otero, porém, o chute venenoso faz a média de gols do venezuelano ser de 0,21 contra 0,18 do equatoriano. Pau a pau.

Já nas assistências, o número não é tão apertado assim. Cazares contribuiu 29 vezes para os gols dos companheiros, enquanto Otero deu 15 assistências. Vale somar gols e assistências para conferir participações em gols? Vale!

Vamos com calma, pois sou de humanas. São cinquenta e uma participações em gols de Cazares e 36 de Otero. Prefere apenas as temporadas de 2017 e 2018, já que Otero disputou apenas a reta final de 2016? A vantagem continua, porém com placar mais apertado. Cazares participou de 34 gols e Otero teve participação em 30 gols. Minutos em campo nas duas temporadas? Cazares contabiliza 5.734 minutos e Otero 4.980. A teoria de que Cazares teve mais tempo para participar de mais gols é válida. São quase mil minutos a mais.

Os números da dupla são muito parecidos até no aproveitamento vestindo o Manto Alvinegro. Cazares tem uma leve vantagem com 58,33% de aproveitamento contra 56,12% de Otero. Maaasssssss… Eu falei que futebol é momento, né? Então o que a temporada 2018 nos diz quando aprofundamos na análise?

Lembra da vantagem de Cazares nas assistências? Se a turma estivesse com o pé calibrado, esse número poderia ser ainda maior. São quarenta e duas assistências para finalizações nessa temporada, enquanto Otero anotou 30.

Se Thiago Larghi valoriza a troca de passes, Cazares também sai na frente da disputa pelo colete de titular. São 963 passes certos de Cazares, enquanto Otero acertou 532. Outros números que tiram pontos de Otero no duelo são os de cruzamentos errados e perdas de posse. Cazares errou apenas 43 cruzamentos e perdeu a posse de bola 57 vezes, contra 139 cruzamentos errados de Otero e cento e quarenta e uma perdas de posse. Ô loco!

No Morumbi, pela 4ª rodada do Brasileiro, Otero deixou o campo no intervalo. Na rodada seguinte, contra o Paraguaiense, no Paraná, Cazares o substituiu ainda no primeiro tempo. A expectativa é que o camisa 10 ganhasse a vaga após ser poupado contra o San Lorenzo. Perto de completar 100 jogos pelo Galo, Otero pode perder espaço no time logo na semana do clássico, o primeiro após o papelão na final do Campeonato Mineiro.

Na prática, muitas interrogações, caso o equatoriano fique com a vaga. Luan voltaria para o lado direito e Róger Guedes permaneceria pela esquerda? O lado esquerdo possui um ímã que sempre atraiu Cazares. E se ficar pelo meio, ele jogaria atrás dos volantes, como Luan tem feito em vários momentos das partidas?

Futebol é momento, é confiança e a dupla alternou bons e maus momentos pelo Atlético. Cazares já não aparece nas manchetes negativas extracampo. Otero pisou na bola ao realizar um procedimento estético sem a autorização do clube e com a expulsão prematura no clássico. O venezuelano não tem agradado o treinador, os números da atual temporada e o padrão de jogo podem beneficiar Cazares.

É… questão de tempo, Larghi.

Compartilhe