
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Os olhos do futebol brasileiro estarão voltados para Cuiabá, na tarde deste domingo (20). Atlético e Flamengo se enfrentam às 16h00, na Arena Pantanal, pela Supercopa do Brasil, competição criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para o movimentar o início do calendário no país. A Supercopa é, nada mais, nada menos, do que o campeão da última edição do Brasileirão, enfrentando o vencedor da última Copa do Brasil.
No caso de 2022, como o Atlético ficou com o caneco dos últimos dois torneios, a regra diz que o campeão enfrentaria o 2º colocado do Campeonato Brasileiro; o Flamengo.
E as equipes chegam para este confronto em momentos muito parecidos. No início do ano, apresentaram novos treinadores e ambos, estrangeiros. O Galo anunciou o argentino Antonio “El Turco” Mohamed. Já o Flamengo apostou no português Paulo Souza. E os números, até agora, são iguais.
Em 2022, os dois técnicos estiveram a frente de suas equipes por 7 vezes, ganharam 5, empataram uma e tiveram ainda 1 empate. Um aproveitamento de 76,2%. Na equipe rubro-negra, 14 gols marcados e 4 sofridos. Na alvinegra, os mesmos 14 gols marcados, mas apenas 2 sofridos.
A partida que movimentou os bastidores do futebol nacional nos últimos dias, marcará não apenas o encontro dos dois últimos campeões nacionais, mas sim, o encontro dos dois clubes que fazem o maior clássico interestadual do país.
RETROSPECTO
De acordo com o portal O Gol, Atlético e Flamengo se enfrentaram até hoje em 80 oportunidades, com grande equilíbrio. Foram 31 vitórias dos cariocas, 30 dos mineiros, além de 19 empates. São 113 gols marcados pelo Galo e 100 pelo Urubu.
Na Supercopa, o empate nos 90 minutos leva a decisão para os pênaltis. Mas, a última vez em que as equipes saíram de campo sem um vencedor, aconteceu em 2017. No dia 13 de maio, pelo Brasileirão daquele ano, o placar ficou estacionado no 1 x 1 no Maracanã. De lá pra cá, 9 jogos, com 5 vitórias atleticanas e 4 flamenguistas.
A maior goleada do confronto aconteceu em 2004, quando o Atlético goleou em Ipatinga, o Flamengo, por 6 x 1.
ESCALAÇÕES
Atlético
O Atlético vai com apenas uma dúvida no time para a Arena Pantanal. O meia Zaracho, que reclamou de dores na coxa durante a semana, pode ser desfalque. Se o argentino não jogar, Mohamed deverá optar ou por Savarino ou por Ademir. Se quiser um time mais “fechado”, o treinador poderá ainda colocar Otávio no meio, ao lado de Allan e Jair.
Assim, o provável Galo para logo mais é:

Flamengo
A grande dúvida no Flamengo, parece estar no meio. Thiago Maia com um corte profundo no joelho não joga. Andreas Pereira e João Gomes lutam por uma vaga. Na zaga, Fabrício Bruno será escalado ao lado de David Luiz e Felipe Luís.
Desta maneira, o Flamengo deverá ir a campo com:

ARBITRAGEM
