FOTO: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via GETTY IMAGES
A novela sobre o novo treinador do Atlético, ganhou um novo capítulo. O técnico português, Jorge Jesus, primeiro nome da lista de pretendidos pela diretoria alvinegra, pediu um prazo de 10 dias para dar uma resposta ao Galo. E mesmo com esse prazo, não há garantias, de que a resposta final do treinador, seja positiva para o Atlético. Com isso, o Galo já está atrás de outras alternativas.
O jornalista Bruno Andrade, do portal UOL, trouxe a informação de que após a reunião de ontem, o Atlético encerrou as negociações com Jorge Jesus.
Nossa reportagem, conversou com uma pessoa ligada ao Atlético, que disse que o clube teve uma primeira conversa cordial, com Jorge Jesus e outros dois treinadores. Um deles é Carlos Carvalhal, que atualmente está no Braga de Portugal, e já demonstrou interesse em comandar o Galo. Porém, para que o treinador deixe o Braga, o Atlético teria que pagar uma multa de 2,5 milhões de euros, valor que a diretoria atleticana não concorda em pagar.
Dentro do clube, encaram a situação da busca de um treinador, no momento, como algo que tem que ser feito com muita calma, porque são vários aspectos a serem considerados na contratação.
Mais uma coisa é certa, o clube já tem um perfil do que busca para seu novo treinador, assim como uma lista de possíveis candidatos.
O perfil, é que seja um treinador estrangeiro, experiente, com um bom currículo, e que atenda a solicitação do Atlético, de trabalhar junto com a comissão técnica permanente do clube.
Quanto a lista de treinadores, são seis nomes, e todos portugueses. Jorge Jesus, Carlos Carvalhal, Rui Vitória, Paulo Fonseca, Leonardo Jardim e Vitor Pereira.
Rui vitória, tem 51 anos, atualmente está sem clube. Seu último trabalho foi no Spartak Moskva da Rússia. No seu currículo tem passagens por Al Nassar, e duas passagens pelo Benfica. Venceu 3 Ligas Portuguesas, 2 Taças de Portugual, 1 Taça da Liga, 1 Liga da Arábia Saudita, 1 Supertaça da Arábia Saudita.
Paulo Fonseca, tem 48 anos, e também está sem clube. Seu último trabalho foi na Roma-ITA. Tem no seu currículo passagens pelo Shakhatar Donetsk da Ucrânia, Braga e Porto, ambos de Portugal. Ganhou 3 Taças da Ucrania, 3 Ligas Ucranianas, 1 Supertaça da Ucrania, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça Cândido de Oliveira.
Leonardo Jardim, tem 47 anos, atualmente comanda o Al Hilal da Arábia Saudita. Tem passagens por Braga e Sporting de Portugal, Olympiacos da Grécia e Monaco da França. Conquistou 1 Liga Portuguesa, 1 Liga Grega, 1 Copa da Grécia, 1 Campeonato Francês, 1 Liga dos Campeões da Ásia.
Vitor Pereira, tem 53 anos, está sem clube. Seu último trabalho foi no Fenerbahçe da Turquia. Tem no seu currículo passagens por Shanghai da China, TSV 1860 München da Alemanha, Olympiacos da Grécia, Al-Ahli Jeddah da Arábia Saudita, Porto de Portugal. Um detalhe interessante, que pode passar contra Vitor Pereira, é que ele foi o treinador de Hulk, no Shanghai da China, e teve um desentendimento com o atacante em dezembro de 2020. Hulk já estava no final de seu contrato e não gostou de ser substituído, aos 23 minutos do segundo tempo, no jogo contra Yokohama F Marino. Hulk deixou o campo fazendo gestos, e dizendo que tudo acabava ali. Cena que foi flagrada pelas câmeras de televisão. Por consequência, o técnico português deixou o atacante fora dos dois jogos seguintes, e ainda deu uma entrevista, deixando bem claro, que quem mandava no time era ele. Foram três anos de convivência entre o treinador e o atacante. Hulk não renovou seu contrato com o clube Chinês, e veio para o Atlético. Dias depois, o técnico também deixou o comando do Shanghai e foi para o Fenerbahçe da Turquia. Esse episódio pode pesar para a escolha do treinador.
Os nomes pretendidos pela diretoria, já estão definidos, e agora o Atlético corre contra o tempo, para que até o dia 17 de janeiro, quando o clube se reapresenta para iniciar a sua pré-temporada, tenha um comandante para iniciar os trabalhos junto com o grupo de jogadores.