
FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO
Atlético e Fluminense se enfrentaram na tarde deste domingo (28) no Mineirão, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com dois gols de Hulk, artilheiro isolado do campeonato, o Galo conquistou mais uma vitória e se aproximou ainda mais do título brasileiro. Com esse resultado, o alvinegro pode se tornar campeão brasileiro sem entrar em campo, dependendo do resultado da partida entre Flamengo e Ceará.
Primeiro tempo de nervosismo
Como era de se esperar, diante de um Mineirão com quase 60 mil pessoas, o Atlético começou o jogo pressionando. As principais ações ofensivas passavam pelos pés de Keno e buscavam o Hulk, mas o Fluminense tinha êxito em se defender e buscar os contragolpes. Numa das poucas chegadas do tricolor carioca ao ataque, Marlon cobrou falta da intermediária e Manoel se antecipou para cabecear sozinho para fazer 1 a 0 aos 13 minutos da etapa inicial.
Mesmo atrás do placar, o Atlético não sentiu e manteve a tônica do jogo, continuando a pressionar, principalmente com Hulk – que se apresentava mais aberto do lado direito -, enquanto o Fluminense, com uma linha de marcação mais recuada, seguia buscando espaços e erros individuais do Galo como principal arma para ampliar o placar.
Em uma das “blitz” atleticana, aos 35 minutos, uma bola levantada na área tricolor foi desviada e acabou acertando o ombro de Marlon. O VAR foi acionado e o árbitro Marielson Alves da Silva acabou marcando pênalti para o Atlético. Hulk cobrou e empatou. 1 a 1 no placar e o 16° gol do artilheiro do Campeonato Brasileiro. Com um jogo truncado nos minutos finais, a primeira etapa terminou com a igualdade do placar.
Brilhou o artilheiro
Os times voltaram do intervalo sem alterações. Mantendo a estratégia da primeira etapa, o Atlético de Cuca continuava a procurar o Hulk fora da área para construir suas jogadas ofensivas mais perigosas. E foi numa dessas construções que Hulk sofreu falta, na intermediária do ataque atleticano. O próprio atacante se encarregou de bater e tirar a igualdade do placar. 2 a 1 para o Galo aos 14 minutos do segundo tempo. O 17º gol do artilheiro do Campeonato.
Com ainda mais posse de bola após o gol de desempate, Cuca aproveitou para fazer suas primeiras alterações na equipe. Diego Costa e Allan saíram para a entrada Vargas e Tchê Tchê respectivamente. Com as alterações, Zaracho ficou mais livre no meio de campo, enquanto Hulk pisava mais dentro da área, segurando ainda mais a linha defensiva do Fluminense.
O placar adverso fez o Fluminense arriscar mais e tentar propor mais o jogo, mas sem sucesso, parando sempre na marcação atleticana, com destaque para a grande partida de Jair e Junior Alonso na contenção. Nem mesmo as alterações do tricolor carioca surtiram efeito e o time comandado pelo técnico Marcão apenas teve uma posse de bola improdutiva até o fim do jogo. Vitória atleticana e um Atlético virtualmente já campeão.
Números e destaques da partida

A nota dos jogadores e os melhores em campo de acordo com o portal de análise Sofascore. (IMAGEM: SOFASCORE)