Com números expressivos, Cuca só repetiu a escalação do Atlético uma vez no Brasileiro

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Cuca tem feito um trabalho excepcional no Atlético, nessa temporada. Os números comprovam isso. Campão Mineiro, caiu invicto na semifinal da Copa Libertadores da América, está na final da Copa do Brasil e prestes a conquistar o título Brasileiro. São 62 jogos comandando o Atlético na temporada, com 41 vitórias, 13 empates e 08 derrotas. O time de Cuca fez 101 gols e tomou 37.

O Atlético é líder do Brasileiro com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, Palmeiras. Segundo os matemáticos da UFMG, o Galo tem 97,4% de chances de ser campeão, contra 1,5% de chances do Palmeiras e 1,1%  do Flamengo.

Um dos grandes méritos de Cuca nesse Brasileiro, é saber rodar bem sua equipe e resgatar o futebol de alguns jogadores. Em 31 jogos na competição, até o momento, o treinador só repetiu a escalação uma vez. Isso aconteceu na rodada 28 e 29, jogos contra o Cuiabá e Flamengo, respectivamente. E apesar das mudanças, o time tem mostrado uma regularidade incrível, uma das marcas do time de Cuca no Brasileiro.

Ao todo, Cuca já escalou 29 jogadores ao longo do Brasileirão. Do elenco, apenas, Rafael, Jean e Matheus Mendes, goleiros, e o zagueiro Micael, ainda não atuaram. O jogadores que mais atuaram foram Everson, que jogou todas as partidas, Hulk que jogou 29 jogos, seguido por  Tchê Tchê com 27 e Zaracho com 26.

Mesmo rodando muito o elenco, os números do Galo são ótimos. Além de líder geral, também é líder do returno. É o melhor mandante, com 14 vitórias, 1 empate, 1 derrota, e um aproveitamento impressionante de 89,5%. É o terceiro melhor visitante, tendo conquistado 25 pontos fora de casa, um a menos que Palmeiras e Bragantino, que são os melhores.

Outro ponto forte do time de Cuca é a defesa, a menos vazada do Brasileiro, tomou 22 gols. O ataque também vai bem, é o terceiro melhor da competição nacional com 50 gols e tem o artilheiro do campeonato, Hulk, com 12 gols, ao lado de Gilberto do Bahia.

O segredo de todo esse sucesso do Atlético, além de claro, ter um elenco forte é a maneira como ele é administrado. Cuca faz isso com maestria. Mantém todo seu grupo trabalhando e motivado, pois a qualquer momento um dos reservas podem ser acionados no time titular. E todo o elenco consegue entender e aceitar as decisões do treinador.

Cuca criou um ambiente de respeito e agradável na Cidade do Galo, onde os jogadores são amigos, não só dentro, mas fora de campo. Um ambiente sem vaidades, e com um único objetivo, conquistar os títulos que restam na temporada.

Compartilhe