
FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO
Atlético e Internacional se enfrentaram na tarde deste domingo (31), em confronto válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com gols de Maurício (2) e Wanderson, o Atlético foi derrotado pelo Internacional por 3 a 0 no Beira-Rio. Com esse resultado, a equipe deixa a zona de classificação à Libertadores e fica na 7ª posição e vê a distância para o líder Palmeiras abrir em 10 pontos.
A partida marcou a reestreia de Cuca, em sua 3ª passagem, no comando do Galo. O técnico retornou ao comando do Atlético após a demissão de Antonio Mohamed. O jogo ficou marcado por um primeiro tempo de superioridade esmagadora do Internacional e uma segunda etapa de busca do time atleticano em corrigir os erros graves apresentados.
Escalações
Sem poder contar com Zaracho, que ficou em Belo Horizonte para realizar um trabalho de fortalecimento muscular, este foi o Atlético que Cuca escalou em sua primeira partida na volta ao clube:

Do outro lado, o Internacional treinado por Mano Menezes – que estava suspenso e não ficou no banco de reservas – teve muitos desfalques para a partida, como Rodrigo Moledo, Caio Vidal, Alan Patrick e Taison.
Do outro lado, o Internacional treinado por Mano Menezes – que estava suspenso e não ficou no banco de reservas – teve muitos desfalques para a partida, como Rodrigo Moledo, Caio Vidal, Alan Patrick e Taison.

Massacre colorado no primeiro tempo
O jogo começou com os dois times buscando o ataque desde o início. Não houve muito tempo para que os times se entendessem em campo, quando o Internacional achou seu primeiro gol. Após uma boa construção no meio de campo, Maurício, da intermediária, achou um chute perfeito e fez um golaço. 1 a 0 no Beira-Rio. O gol no início forçou o Atlético a buscar ainda mais o ataque, principalmente buscando Keno e Ademir pelas beiradas do campo, mas o Inter conseguiu anular a presença de área do Atlético.
Sem conseguir construir boas jogadas ofensivas e com a bola pouco chegando ao atacante Hulk, o Inter começou a controlar mais o jogo e trabalhar mais com a posse de bola. Foi assim, trocando passes pelo lado esquerdo alvinegro, que o colorado chegou ao segundo gol. Troca de passes que sobrou para Edenilson cruzar e Wanderson marcar. 2 a 0.
Sem perdão, o Inter explorava todos os erros do Atlético. Desorganizado, sem intensidade e sem nenhum diferencial individual. Do contrário, Maurício fazia uma grande partida e comandava o meio de campo do time mandante. No momento em que mal conseguia sair do meio de campo, Maurício foi servido por Carlos de Pena na entrada da área, achou o canto direito de Everson e marcou o terceiro gol do Inter. 3 a 0, o segundo de Maurício.
Abusando das bolas longas, Ademir foi o atacante mais acionado, mas levou pouco perigo ao gol do Daniel. O restante do primeiro tempo coube ao time de Cuca se defender para não sofrer com um placar ainda mais elástico.
Galo melhora no segundo tempo, mas não é efetivo
A segunda etapa começou com o Atlético disposto a buscar seu gol. Com mais presença ofensiva e pressionando mais o Internacional. As substituições de Cuca, colocando Vargas e Pedrinho, nos lugares de Nacho e Ademir, respectivamente, deram um novo ânimo ao Galo.
O Atlético pressionava e criava com mais intensidade na segunda etapa. O time de Cuca acertou a marcação e diminuiu os espaços do adversário, marcando mais presença no campo ofensivo e buscando mais o artilheiro Hulk. Arana passou a ser mais acionado e foi um dos principais jogadores do Galo na metade final do jogo. Aos 20 minutos, o Atlético era detento de quase 70% de posse de bola e já havia finalizado 7 vezes ao gol.
Ainda sem conseguir abrir o placar, Cuca optou por colocar em campo Sasha, ganhando mais força dentro da área (no lugar de Keno) e depois Rubens para dar mais qualidade ofensiva (no lugar de Jair). Uma baixa inesperada foi a de Arana, que saiu sentindo da partida e deu lugar a Dodô. O Atlético seguiu sendo o melhor em campo na segunda etapa, mas não conseguia transformar o domínio em gol, seja pela dificuldade em fazer o último passe com qualidade, ou parando nas mãos do goleiro Daniel.
No final da partida, coube ao Inter administrar o placar para garantir os três pontos na partida, enquanto o Atlético buscava Sasha e Hulk para fazer o seu gol de honra, mas sem sucesso.
Próximo jogo
Agora o Atlético volta suas atenções à Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira (3) o time enfrenta o Palmeiras, no primeiro jogo das quartas de final, no Mineirão, às 21:30h.