
FOTO: DIVULGAÇÃO / DEUS ME DIBRE
O Atlético já sabe quem vai enfrentar na terceira fase da Copa Libertadores. O Millonarios-COL derrotou na noite da última quinta-feira (02) o Universidad de Quito-EQU, por 2 x 1 e garantiu a sua classificação, após ter empatado em 0 x 0 no jogo de ida.
As datas dos confrontos também foram definidas. A primeira partida será em Bogotá (Colômbia), às 21h30 (horário de Brasília), na quarta-feira, dia 08/03. Já a volta acontecerá na semana seguinte, dia 15/03, em Belo Horizonte. O jogo será também às 21h30.
Para conhecer um pouco mais sobre o próximo adversário alvinegro, o Portal Deus Me Dibre conversou com o jornalista Bruno Garcês, do canal Sudaca Brasil (YouTube), especializado em futebol sul-americano.

Garcês começou falando sobre como joga o Millonarios:
O esquema que eles utilizam é quase sempre o 4-2-3-1. Os dois volantes sempre na contenção das subidas dos laterais, que apoiam bastante. Um destes volantes é o Larry Vásquez, que ainda é uma dúvida, já que está voltando de lesão, mas atuou na última partida. O outro volante acredito que seja o (Juan) Pereira, mas podendo jogar o (Daniel) Giraldo, que têm atuado por ali mas é um meia mais de saída. Como eu falei, os laterais apoiam bastante. Eles devem contar com a volta do Israel Alba (LD), que é o titular e é um lateral mais agressivo. Do outro lado o Bertel (LE) é o titular, voltou de lesão há pouco tempo, mas atuou nas duas partidas da Libertadores. Este é lado (esquerdo) que o Millonarios se sente mais à vontade atacando. Já os dois zagueiros são confiáveis. O Llinás e o Vargas. O primeiro já foi até especulado no futebol brasileiro.
Os perigos ofensivos:
Lá na frente têm o Macalister Silva, o Daniel Cataño e o Oscar Cortés, que é a grande joia do time! No ataque tem o Leonardo Castro, mas pode ser que entre o Fernando Uribe também. Mas acredito que o Castro vai ser o titular, já que ele vem jogando assim nas últimas partidas. Ele foi o melhor jogador do futebol colombiano em 2022, aí o Millonarios foi lá e o contratou.
Os grandes destaques:
Macalister Silva: Ele é um meia de 36 anos, o responsável por organizar o time. É o grande maestro, quem dá os passes, lançamentos. É ele quem acha o Cortez no primeiro gol contra a Universidad-EQU, com um bonito lançamento e acaba saindo o gol do Castro. É o articulador. Sem ele o Millonarios não joga, não tem poder ofensivo.
Oscar Cortés: Esse menino está jogando bola demais. É um jogador que até pode jogar pelo lado esquerdo, mas atua mais pelo lado direito. É muito rápido, tem um bom chute, é habilidoso. A grande joia deste time. Inclusive, acho que o Millonarios segura ele até a janela do meio do ano apenas. O futebol europeu já está de olho nele.
O ponto fraco:
A equipe do Millonarios tem, as vezes, dificuldade para criar. Se os laterais não apoiarem e o Macalister Silva não estiver encontrando o jogo, não estiver a vontade na partida, o time não anda. A bola para de chegar nos homens de frente. Já vi, em diversos jogos deste ano, o Millonarios tendo dificuldade para criar. Então, o ponto fraco deles, na minha opinião, é essa criação de jogadas, principalmente enfrentando uma equipe mais fechada.
Como deverão enfrentar o Atlético:
Acredito que eles vão dar a posse de bola para o Atlético. O (Alberto) Gamero (treinador) não vai querer ter a posse da bola, apesar de que o time dele acaba tendo mais essa posse. Sempre que as equipes enfrentam o Millonarios na Colômbia, elas se defendem mais. O Millonarios é um time grande, com muita torcida, bons jogadores. Então nunca enfrentam o Millonarios de frente a frente. Mas contra o Atlético, acredito que vão apostar nos contra-ataques, na maior parte do jogo.