Conheça o estilo de Antonio “El Turco” Mohamed – part. Joza Novalis

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Argentino de 51 anos, com boas passagens pelo futebol do seu país natal e, principalmente, no México, Mohamed teve nesta terça-feira (18), o segundo contato com o grupo de jogadores que trabalhará em 2022.

Logo no primeiro dia de trabalho, o atacante Hulk, principal jogador do time em 2021, falou com a TV Galo sobre as primeiras impressões do treinador:

Visando apresentar um pouco mais do novo comandante do Atlético, o Portal Deus Me Dibre conversou com o jornalista Joza Novalis, um dos grandes especialistas de futebol, quando o assunto é América Latina, para conhecer um pouco mais do estilo de Antonio “El Turco” Mohamed.

Joza começou falando sobre algumas das características do técnico:

O Antonio Mohamed é um treinador muito interessante. Ele consegue reunir uma série de questões que se encaixam com o perfil do Galo como equipe e enquanto clube também. Acho que a torcida atleticana vai adorar um técnico como o Mohamed, ele é muito intenso, costuma levantar bastante a moral dos jogadores… Ele sabe atrelar muito bem a qualidade individual de cada jogador com o que é o clube.

… e ainda completou:

Ele tem uma visão de que o clube é uma instituição sagrada, que precisa ser colocada acima de quaisquer outras coisas. Abaixo do clube vem os jogadores e só depois tem que aparecer o treinador. Então, ao mesmo tempo que ele leva muito a sério a questão de levantar a moral do jogador, mas, fazendo sempre questão de que seus atletas entendam a importância e o que é aquele clube de futebol.

Foto: Pedro Souza / Atlético

O jornalista falou explicou da idolatria que alguns torcedores têm com o argentino:

O Mohamed evidentemente tem trabalhos curtos na carreira, mas, no México, é tido como um dos principais treinadores que já atuou por lá. É um técnico extremamente respeitado no futebol mexicano, ao ponto que, se ele quiser, ele desbanca e tira o emprego de qualquer treinador por lá. É importante falar que o Mohamed, em quase todos os clubes que passou, acabou se tornando mais ídolo do que qualquer jogador do elenco.

Joza também falou sobre as características dos times treinador por “El Turco”:

Dentro de campo, as suas equipes sempre apresentam uma intensidade absurda. Tal intensidade é observada também nos treinamentos. Outro fator muito destacável é o comprometimento dos atletas com o que ele pede. Tudo isso vem do fato dele conseguir fazer com que o jogador entenda que o que ele está pedindo. Os jogadores enxergam no Mohamed aquele treinador “paizão”.

Posso dizer que as suas equipes têm um modelo de jogo híbrido, com muitos passes. Um jogo de posição que se mistura com o jogo funcional. As equipes jogam tendo a posse de bola, mas em eventuais momentos, não tem problema em entregar a bola para o adversário.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Para finalizar, o jornalista trouxe um pouco da expectativa do casamento entre Atlético e “El Turco” Mohamed:

Acho que ele vai ser um técnico muito importante para o Galo. Um treinador com um estilo bem diferente daquele que imaginávamos que chegaria em BH. O Mohamed fará com que seus jogadores vejam Corinthians, Palmeiras e Flamengo, por exemplo, não como equipes do mesmo patamar, tão poderosas como o Atlético. O Mohamed é o tipo de treinador que implementará nos seus atletas a ideia de que estes times precisam temer o Galo. O mais importante é que ele consegue passar essa ideia para o seu elenco. Isso ficou muito claro na partida entre Monterrey – MEX x Liverpool – ING, no Mundial de Clubes de 2019, onde o Monterrey teve mais oportunidades do que a poderosa equipe inglesa.

Compartilhe