FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Domingo começa o Campeonato Brasileiro, para o Atlético e mais uma vez, levando em consideração todas as contratações que o clube fez, o time está entre os favoritos para o título. Na temporada passada, bateu na trave e o time perdeu o título por causa de 03 pontos. Pagou um preço alto por tropeçar em adversários inferiores.
Para essa temporada, o time mudou de treinador, mudou o estilo de jogo e reforçou o elenco. É um time mais equilibrado, que toma menos gols e que chega no Brasileiro vivendo um grande momento.
Tradicionalmente, o Campeonato Brasil, é um torneio difícil, competitivo e muito disputado. O Flamengo, atual campeão e o Palmeiras, campeão da Libertadores, são dois times favoritos ao título. O técnico Cuca em entrevista ao programa, Os Donos da Bola, da Tv Bandeirantes, falou sobre a maneira de jogar do Palmeiras.
No Palmeiras, o treinador adaptou o time a ser uma equipe competitiva, que joga em velocidade, principalmente no seu erro. Contra-ataque. Ela se tornou uma equipe que passa a linha, tem a velocidade dos extremos e um centroavante que faz o pivô. Eles usam muito bem isso. Na final da Libertadores foi assim. Eles se adaptaram assim, a exemplo do São Paulo que tem jogado assim.
O treinador atleticano falou também sobre a maneira de jogar do Flamengo, o time a ser batido no Brasileiro.
O Flamengo tem um modelo dele. Modelo de propor o jogo, de marcar no ataque, de ficar com a bola, jogadores que na grande maioria são selecionáveis.
Além de Palmeiras e Flamengo, Cuca acha que existem outros times favoritos ao título e fez questão de citar os times gaúchos e o Corinthians, como times que podem dar trabalho também, no Brasileiro.
Tem outras equipes, o próprio Internacional, a gente nunca pode esquecer do Grêmio. Daqui a pouco o Corinthians vem forte. Esse Brasileiro é muito complicado, sempre a gente tem pelo menos oito, dez times que podem surpreender, chegar e lutar para ser campeões.
Para o treinador atleticano, o grande diferencial para um time ser campeão brasileiro, é possuir um bom elenco e para ele, o Atlético tem um elenco forte e já tem que provar isso conquistando três pontos domingo contra o Fortaleza.
Hoje todo mundo entende o Campeonato Brasileiro. No passado não. No passado o pessoal esperava aquecer para depois embalar no Brasileiro. Hoje, eles sabem que os três pontos do Fortaleza, fazem a mesma diferença dos três últimos pontos que você vai disputar. O campeonato de pontos corridos, ele premia, geralmente, o melhor elenco e não o melhor time. E nós temos um elenco forte.
Cuca acredita que o time pode evoluir mais, mas está otimista e acredita que hoje, o Galo já pode brigar de igual para igual com os favoritos ao título.
Eu acho que a gente sempre pode evoluir. Mas se nós formos jogar com o Palmeiras, ou com o São Paulo, ou com o Flamengo, hoje, a gente bate de frente também. É meio a meio.