Cuca: dívida esquecida, Sampaolli, Mattos e presente secreto na Libertadores

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Já são mais de seis anos longe de Belo Horizonte, mas o atleticano não esquece Cuca, nem o treinador esquece o Galo. Em uma transmissão ao vivo para o canal do ‘Fala Galo’, no Youtube, o treinador voltou a rasgar elogios para a torcida e exaltou os momentos que viveu no comando do Atlético. Agradeço aos amigos do ‘Fala Galo’ pelo convite para participar do encontro virtual. Pude agradecer ao Alexi Stival por tudo que ele nos proporcionou e sanar dúvidas sobre o passado e presente. Compartilho alguns dos assuntos com os leitores do Deus Me Dibre.

O técnico, que esteve próximo de um acerto com o Colo-Colo, do Chile, falou sobre dívida pendente, revelou histórias até então secretas e elogiou Sampaoli e Alexandre Mattos durante a transmissão. Cuca conta que não houve contato recente do Atlético, apenas uma procura em 2018, quando o treinador viajaria para a Copa do Mundo, na Rússia, onde atuaria como comentarista pela TV Globo. Após o torneio, Cuca retornou para o Brasil, mas só teria sido procurado pelo Santos.

 

DÍVIDA

Nesta segunda-feira, o Atlético quitou o valor pendente pela compra de Maicosuel, em 2014. Sérgio Sette Câmara tem destacado a dificuldade em pagar contas de outras administrações na Justiça do Trabalho e na Fifa, onde diversas punições podem afetar não só a atual, mas também as próximas temporadas do Galo. Além da alta do euro durante a pandemia do Covid-19, Sérgio enfrentou a ausência de receitas com bilheteria, congelamento no crescimento do Galo Na Veia devido à paralisação do futebol e patrocinadores, como a Auto Truck e Multimarcas, suspenderam o repasse de valores temporariamente, diante da pouca exposição no período.

Se depender de Cuca, a dívida com o técnico não será mais uma dor de cabeça para o atual presidente. Segundo o treinador, o Atlético não pagou premiações e os últimos meses de trabalho na Cidade do Galo, em 2013, mesmo após proposta de parcelamento.

“Eu parcelei em dez vezes e não recebi nenhuma, mas não faz mal. Nem ligo para isso daí”, revela Cuca.

Se o torcedor viu grandes ídolos acionarem a Justiça do Trabalho contra o Atlético, Cuca promete que não pretende tomar a mesma atitude e garante que a dívida é passado.

“Pra mim isso não é o mais importante. Se fosse o mais importante, eu teria entrado na justiça contra o Galo e eu não fiz isso. Jamais faria, pois eu ia estar passando por cima do meu coração, da minha história e o dinheiro não é o mais importante. O dinheiro compra algumas coisas, mas o que nós fizemos aí, ninguém vai comprar nada, então esqueça dinheiro. Nem penso nisso daí (dívida). Me deve nada, acabou”, conta Cuca.

 

SAMPAOLI

Desde 2015, sempre que um técnico era demitido no Atlético, Cuca passava a ser o principal personagem de campanhas da arquibancada para o reencontro com o campeão da Libertadores. Com a chegada de Jorge Sampaoli, o torcedor tem a sensação de que o cargo estará ocupado por muitos anos. Cuca não poupou elogios ao argentino e o colocou como o treinador mais tático da última edição do Brasileiro, destacando a capacidade de mudar a cada rodada.

“O Atlético contratou um extraordinário treinador, um cara tático, difícil. Do Campeonato Brasileiro, ele foi o mais tático. Não adiantava você ver um jogo dele e ir jogar com ele amanhã pensando no jogo que você viu, que ele ia mudar. Ele montava em cima do seu time também”.

 

ALEXANDRE MATTOS

Pelo Galo, Cuca disputou três edições do Brasileiro (99 partidas), o que o coloca como o terceiro técnico que mais comandou o clube na competição, atrás de Telê Santana e Levir Culpi. Após livrar a equipe do rebaixamento em 2011, garantiu um vice-campeonato em 2012 e a oitava colocação em 2013. Pelo Palmeiras, em 2016, conquistou o Brasileiro tendo Alexandre Mattos como diretor de futebol. Para Cuca, Mattos era a melhor opção do mercado.

“Ele (Atlético) contratou o melhor diretor que ele podia contratar, que é o cara mais rápido no gatilho que tem. O Alexandre Mattos tem um poder de persuasão muito grande, ele consegue ter a confiança do jogador que ele vai buscar, com o empresário que representa o jogador e já unir a uma possível venda lá na frente. Ele fez tudo isso no Palmeiras”.

Sette Câmara também foi citado como parte de um trio perfeito para a conquista do Brasileiro, pois, segundo Cuca, o presidente precisa vencer e quer vencer a competição. Completam o trio perfeito, na opinião de Cuca, Sampaolli e Alexandre Mattos. Para que o dirigente conquiste a primeira taça no comando do Galo, o diretor seria peça fundamental pela experiência ao conquistar o nacional em outras temporadas.

“O Alexandre é malandro, ele sabe fazer as coisas, ele sabe como buscar o campeonato, ele sabe a planilha que a gente monta no começo do campeonato. Ele põe o jogador dentro e discute o campeonato antes dele começar”.

 

PRESENTE PARA O CUQUINHA

Fiel escudeiro de Cuca, o irmão Cuquinha sempre esteve ao lado do treinador nos dias bons e ruins. Durante a transmissão ao vivo no Youtube, Cuca lembrou que Cuquinha já previa uma final entre Galo e Olimpia desde o início da Copa Libertadores 2013. Pude perguntá-lo sobre uma história ocorrida dias antes do título internacional e Cuca confirmou que uma grande aposta agitou a Cidade do Galo na semana do segundo encontro entre Atlético e Olimpia.

A certeza do auxiliar técnico na conquista do título contra os paraguaios era tão grande que a premonição tranquilizou um atleticano em especial, parceiro do clube, inclusive na dívida paga por Maicosuel. Após a derrota no Paraguai, o empresário visitou a Cidade do Galo receoso pelo placar adverso e encontrou a calmaria em pessoa ao sentar-se em uma mesa com Cuquinha.

O empresário então fez um desafio ao auxiliar. Se o Atlético fosse campeão, ele poderia pedir qualquer presente. Cuquinha pensou bem e estipulou um valor em dinheiro, o que foi rejeitado pelo atleticano por considerar a pedida baixa. O garçom que servia a dupla foi chamada como testemunha da aposta e, em caso de título, levaria a bolada pedida por Cuquinha.

Ao receber nova chance para escolher o presente, Cuquinha optou por um carro de luxo completo. O veículo entrou pelas portas do centro de treinamento do campeão da América dias depois.

Compartilhe