Cuca é apresentado oficialmente no Atlético

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Foram 11 dias de espera, mas enfim o reencontro aconteceu. Após ser anunciado no último dia 05, Cuca foi oficialmente apresentado a imprensa e torcedores na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Experiências da Arena MRV. O motivo pelo hiato entre o anuncio da contratação e a apresentação ocorreu por questões familiares do treinador (sua mãe está internada por conta da COVID).

O treinador começou falando sobre a confiança da diretoria no seu trabalho:

“Obrigado presidente pela confiança. Prometo que irei fazer meu máximo, como fiz da outra vez que passei aqui também. Obrigado Rodrigo (Caetano) pela confiança também, era um desejo muito grande que eu tinha de trabalhar contigo e hoje estou realizando esse desejo. Tenho muita confiança em você.”.

A última partida de Cuca no comando alvinegro faz pouco mais de 7 anos. Nesse tempo houve “namoros” para que sua volta acontecesse, mas isso não ocorreu. Cuca comentou sobre voltar ao clube e os primeiros passos com os jogadores:

“Era uma grande vontade que eu tinha de voltar a trabalhar aqui no Galo, depois de 7 pra 8 anos. Lógico que eu sei o tamanho da responsabilidade que tenho aqui, assim como eu sabia também da outra vez, em 2011. (Naquela oportunidade) Fizemos um ano de recuperação, um 2012 muito bom e um brilhante 2013. Então eu tenho muita confiança, hoje as condições são até melhores que eram naqueles anos, né?

Formar um ambiente favorável, é o que eu busco, mostrando para cada jogador pelo o quê ele luta e com quem ele luta por situações no time. Mostrar para eles a importância que se tem de vestir a camisa do Galo, buscando conquistas dentro do Atlético. Temos essa ambição!”.

Estilo Ofensivo e semelhanças com Sampaoli:

“Eu tenho meu estilo de jogo. Sempre tento por a equipe o mais a frente possível com organização. O Sampaoli também é assim, só que cada um tem uma maneira tática de jogar. Ele tem diversas maneiras também. Eu gosto muito do plano tático e nós temos um time recheado de muitos bons jogadores. Então o desafio da gente é extrair o máximo de cada um deles, não deixando que aqueles que estão de fora fiquem também não estarem mobilizados.”.

Como utilizar Nacho Fernandes no time:

“Eu ainda não conversei especificamente com ele, só uma conversa junto com o grupo. Acompanhava ele jogando, gostava muito da maneira com que jogava. Horas um pouco mais atrás, horas um pouco mais adiantado. Um jogador com uma dinâmica muito grande. Ele ainda está em fase de adaptação, adaptação física, climática. A gente vai ter que ter um pouco de paciência, mas a confiança em cima dele é muito grande! Ele é um jogador versátil né, e eu gosto de jogadores assim, que pode atuar em mais de uma função!”.

“Cucabol” e ligações diretas:

“Eu não me lembro de ter feito isso aqui. Esse foi um tema criado na época do Palmeiras. A gente tem que utilizar jogadores que você tem e usar a característica de cada um deles da melhor forma. Se eu tenho um time de uma forma, eu vou utilizar. Se eu tenho algum outro expediente de algum jogador, como eu tinha o arremesso lateral do Moisés ou do próprio Marcos Rocha, a gente vai utilizar. Isso é uma coisa que não me incomoda, pelo contrário, é algo que deu certo, conseguimos títulos com isso. São coisas para a gente guardar como boas, não como coisas ruins!”.

Polêmica na Suíça:

O assunto que foi muito debatido entre torcedores atleticanos nas redes sociais e já falado por Cuca em entrevista ao Portal UOL, também foi pauta na coletiva. O treinador afirmou que esse tipo de assunto precisa ser sempre alvo de debate, mas afirmou que em seu caso, já foi superado:

“Eu acho que o assunto tem que ser debatido sempre, em todos os sentidos, não só no futebol. Eu postei minha família na frente da câmera e dei meu depoimento, falei o que eu tinha que falar. Sou uma pessoa do bem. Não preciso ficar falando isso aqui. Treinei aqui em Minas durante quase quatro anos, entre Cruzeiro e Atlético. Aqui fiz muitas amizades e acho que nenhuma inimizade.

Acho que o que eu tinha para falar sobre esse tema, eu já falei, junto com toda a minha família. É uma coisa que ocorreu há 34 anos e, para mim, é um episódio já superado. Vida que segue”.

O que vem a seguir:

Cuca já treinou o elenco na manhã desta terça-feira. Sua estreia ocorrerá na próxima sexta-feira, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, em partida diante do Coimbra. Para este confronto, o treinador poderá utilizar os jogadores que estavam de férias nas últimas semanas.

A entrevista completa, com todos os pontos levantados, você pode assistir abaixo:

 

Compartilhe