Cuca pode ter melhor aproveitamento de sua carreira no Campeonato Brasileiro de 2021

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O Atlético caminha a passos largos para confirmar a conquista do título do Campeonato Brasileiro. Com a vitória na última rodada, diante do América e os resultados dos seus adversários diretos na briga pela ponta, principalmente do Flamengo, o clube mineiro viu sua probabilidade de título, de acordo com o departamento de matemática e estatística da UFMG, subir para 96,6%.

Mas torcedores, jogadores, membros da direção e comissão técnica afastam o “oba-oba” de já ganhou. De acordo com Cuca, ainda falta um longo caminho a ser percorrido para que o grito, guardado há 50 anos, possa sair da garganta:

O torcedor, ele tá com pé no chão, assim como nós. Eu nunca escutei eles cantarem é campeão porque eles sabem que falta muito chão ainda e, se esperou  tanto tempo, pode se esperar um pouco mais. Tá certinho!

E se tem alguém precavido e que está acostumado com essa disputa na parte de cima da tabela, é o treinador. Campeão brasileiro em 2016 com o Palmeiras, Cuca pode bater um recorde pessoal neste ano; o de melhor aproveitamento em sua carreira no Brasileirão.

Nas duas vezes em que foi vice-campeão da principal competição nacional, com Cruzeiro em 2010 e Atlético em 2012, o atual comandante alvinegro alcançou, 61% e 63%, respectivamente. Números bem inferiores aos 72,2% da atual temporada. Já no ano de 2016, quando conquistou o título, o Palmeiras, equipe então treinada por Cuca, conquistou 80 pontos, significando 70% de aproveitamento. Número que o Galo poderá ultrapassar.

Para que isso ocorra, o Atlético precisaria conquistar mais 16 pontos, ou seja, 5 vitórias e 1 empate nas 8 últimas rodadas. O que representaria um aproveitamento de 66% nesta reta final.

FOTO: FLICKR / PALMEIRAS

E alguns números daquela campanha de 5 anos atrás se assemelham muito com as de 2021. O Palmeiras, por exemplo, foi campeão tendo o melhor ataque e melhor defesa do Brasileirão. Hoje, o Galo tem o segundo melhor ataque e a defesa menos vazada. A equipe paulista teve também o líder de assistência, Dudu (10) e o 5º artilheiro do campeonato, Gabriel Jesus (12). Já o Atlético conta hoje com o vice-artilheiro e o terceiro atleta com maior número de passes para gol. Hulk marcou 12 vezes, além de distribuir 7 assistências. Outro fator que chamou muita atenção em 2016, foi a dominância palmeirense, durante o torneio. A equipe alviverde ficou na liderança por 28 rodadas. Se o Atlético não for ultrapassado por nenhum outro time, até o final do Brasileiro, terá conquistado a competição com 24 rodadas na liderança.

Para confirmar todos estes excelentes números e alcançar o título nacional, depois de 50 anos, Cuca e seus comandados tem um importante desafio nesta quarta-feira (10). O Galo recebe no Mineirão, o Corinthians. De acordo com a assessoria de comunicação alvinegra, já foram comercializados mais de 50 mil entradas para partida.

Compartilhe