CURTIDAS NO FACEBOOK COMO UM PA$$E DE MÁGICA

Compartilhe

Meu ritual era o mesmo toda noite. Acessava as principais mídias sociais do Atlético, anotava o número de curtidas e seguidores em uma planilha e depois comparava com o crescimento das redes de outros times. Percebi que a diferença de curtidas no Facebook em relação ao Cruzeiro diminuía a cada dia, o que me fez intensificar uma campanha de curtidas entre os Atleticanos.

A expectativa aumentou quando a diferença passou a ser mínima, ultrapassar o rival era questão de tempo. Certo dia, abri as páginas, copiei os números e colei nas planilhas. Percebi o salto acima da média em uma das linhas. Voltei na página e conferi senão havia anotado errado. Tudo certo (ou quase).

Talvez eu ainda tenha essa planilha em um HD antigo. Desisti de acompanhar depois do terceiro salto acima de cem mil curtidas em um dia. Não detectei nada parecido nas páginas dos outros clubes brasileiros, apenas no Cruzeiro. Passei a comparar o engajamento na boa fase dos dois times e o engajamento Alvinegro era algo superior a um 9 a 2.

Desde então, me preocupo apenas com a qualidade do conteúdo que o Galo manda para a net. Percebi que o número de seguidores poderia ser facilmente maquiado.

O relógio rodou, as folhas do calendário também.

Atualmente existe outra maneira de aumentar o número de curtidas? Sim. O clube pode identificar página “fake” e transferir as curtidas dessa página para a principal. Por exemplo, quem curtia a página Corinthians de São Paulo, administrada por um torcedor qualquer, pode ter sido transferido para a página oficial do Corinthians e a página do torcedor ter sido apagada.

Foi isso que aconteceu para que centenas de Atleticanos curtissem a página do clube rival? Pode ser. Ficaria menos feio para o lado de lá? Não. A versão dada é a de que quem curtia a página Anti-Cruzeiro passou a curtir a página oficial do clube. Sinceramente, eu não gostaria de ter um público anti-Galo acompanhando o conteúdo do clube. É muita vaidade. O que aconteceu então? Enquanto os responsáveis pela área negarem qualquer investimento e ignorarem centenas de milhares de curtidas em poucas horas, temos que acreditar em um pa$$e de mágica.

 

Abaixo, números dos canais do clubes após a primeira semana de maio. A diferença entre Atlético e Cruzeiro no Facebook é de 81.216 curtidas.

Hoje, 18 de maio, a diferença saltou para 160.975 curtidas.

 

Compartilhe