Logo Deus Me Dibre
Atlético

Desempenho defensivo segue sendo problema e preocupa Jorge Sampaoli

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O desempenho da defesa do Atlético tem sido um ponto de preocupação para Jorge Sampaoli ao longo de todo o Campeonato Brasileiro. Várias falhas individuais e o excesso de exposição do setor custaram pontos preciosos ao time, que ocupa a terceira colocação com seis pontos a menos que o líder Internacional.

Desde quando chegou ao Brasil , ainda em 2019 para defender o Santos, o técnico argentino tem apresentado um “jogo posicional” que chama muito a atenção de todos.

Na Vila Belmiro, conseguiu fazer com que seu time tivesse destaque devido a quantidade de posse de bola, de troca de passes, viradas de jogo e finalizações durante as partidas. Implantou uma marcação alta com pressão para induzir o oponente ao erro e conseguir assim recuperar a bola com mais rapidez já próximo do gol adversário. Mostrou uma compactação defensiva e uma intensidade muito grande ao longo dos jogos.

No Atlético, Jorge Sampaoli está tentando repetir o que fez no Santos, mas até o momento tem enfrentado dificuldades. Haja visto que, no Brasileiro de 2019, com o Santos, ele terminou na segunda colocação, tomou 33 gols em 38 jogos e teve uma média de 0,87 gol por jogo. Até o momento, o Atlético tomou 42 gols em 34 rodadas, uma média de 1,23 gol por jogo.

O setor defensivo atleticano não conseguiu ainda se adaptar totalmente à filosofia de Jorge Sampaoli. E, em muitos momentos, ao forçar uma marcação alta para a roubada de bola, o time cria espaços defensivamente.

Para conseguir desempenhar bem a proposta de Sampaoli, é necessário muita entrega e disciplina dos jogadores, além de um bom preparo físico e um nível alto de concentração. Concentração essa que faltou em alguns momentos capitais do Brasileiro em que a defesa atleticana teve falhas individuais – e que resultaram em gols para os adversários – como é possível ver nos jogos contra Corinthians, Bahia, Fortaleza, Palmeiras, Vasco, Botafogo, Internacional , Bragantino e recentemente o Goiás.

Um time que quer ser campeão não pode tomar tantos gols como o Atlético tomou nesse Brasileiro e tampouco apresentar tantas falhas individuais como ocorreu ao longo da competição. A título de curiosidade, nos últimos 10 anos, em 7 edições o time com a melhor defesa conseguiu o título.

É um setor que precisa de ser mais treinado e reforçado para a próxima temporada que se inicia no final do mês. Ciente disso, a comissão técnica já procura nomes para a defesa em 2021. As ações no mercado da bola, contudo, são feitas em sigilo até o momento.