
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
A espera acabou! Na tarde desta quarta-feira (05), em sorteio realizado na Sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai, ficou definido os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores. Segundo colocado do grupo G, o Atlético terá pela frente o Palmeiras, primeiro colocado do grupo C.
Veja como ficou o chaveamento completo do mata mata da competição:

Os jogos de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América estão previstos para acontecer entre os dias 1 e 3 de agosto. Já os confrontos de volta acontecerão na semana seguinte, entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.
O Galo, por ter classificado em segundo, faz a primeira partida em Belo Horizonte. O segundo jogo acontecerá em São Paulo.
O Atlético finalizou a fase de grupo classificando em segundo lugar no grupo G. Com 10 pontos ganhou, a equipe alvinegra conseguiu se recuperar na competição após duas derrotas nas duas primeiras rodadas. A equipe alvinegra marcou 7 gols e sofreu 5. Foram 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas. O artilheiro da equipe e da competição é Paulinho, com 7 gols marcados (contando os gols das fases preliminares).
Já o Palmeiras teve uma fase de grupos com muito mais tranquilidade. A equipe paulista perdeu apenas um jogo, classificando em primeiro com 15 pontos (5 vitórias). Foram 16 gols marcados e apenas 6 sofridos. O grande destaque foi Arthur, com 5 gols marcados.
RETROSPECTO
Atlético e Palmeiras não é uma “novidade” na Copa Libertadores. Nas duas últimas edições as equipes se enfrentaram em fases de mata-mata diferentes. Em 2021, nas semifinais e em 2022, nas “quartas”. Nos 4 jogos, 4 empates! Entretanto, nos dois anos, a equipe de Abel Ferreira levou a melhor e classificou.
Em 2021, após empate em São Paulo por 0 x 0, em Belo Horizonte as equipes empataram por 1 x 1 e o Palmeiras se classificou pelo gol marcado fora de casa. Já em 2022, a primeira partida foi no Mineirão. O Atlético saiu na frente, fazendo 2 x 0. Mas o Palmeiras conseguiu buscar o empate. Já na segunda partida, empate por 0 x 0 e disputa nos pênaltis. A vitória paulista aconteceu por 6 x 5.