
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Um dos melhores elencos do país! Este é o Atlético desde o junho de 2020, quando o clube começou a ter o investimento dos famosos “4R’s” (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador), visando o fortalecimento do futebol profissional alvinegro. Foram inúmeras contratações, que fizeram com que o clube chegasse a 5 títulos conquistados nas duas últimas temporadas.
Mas engana-se o torcedor que pensa que o Galo tenha sua situação financeira “tranquila”. Em entrevista ao portal Fala Galo, no YouTube, na última terça-feira (22) o ex-presidente e investidor atleticano, Ricardo Guimarães, falou sobre como tem sido trabalhada a dívida do clube:
Eu imagino que em 2021 a gente vá manter nosso nível de endividamento que foi divulgado anteriormente e, a partir de 2022, a dívida vai começar a diminuir, até 2026, quando a gente espera que esteja quitada essa dívida onerosa.
Guimarães falou ainda sobre a possibilidade de continuar acontecendo o alto investimento dos “4R’s” no Atlético:
A partir de agora, a torcida tem que ver que a gente tem que trabalhar com o pé no chão. Não vai ter esse investimento todo ano, não tem condições de ficar colocando 200, 300 milhões todo ano no Atlético, isso é inviável. Primeiro porque não vai ter dinheiro disponível para isso, segundo, porque você vai criando um endividamento muito elevado.

O ex-presidente ainda foi questionado, por um torcedor, se estrelas, como o argentino Di Maria, que teve seu nome especulado no time, poderia desembarcar em Belo Horizonte:
Esse tipo de investimento não vai ser feito todo ano. Essa quantidade de jogadores, estrelas… Já temos muitas estrelas, jogadores de altíssimo nível. Vão ver, vamos ver (Di Maria), a gente está atento ao mercado. Mas o importante é manter este patamar.
As últimas estrelas que chegaram na Cidade do Galo
Não é novidade que o Atlético tem apostado nesse tipo de contratação. Jogadores de renome internacional, com passagens por suas seleções e principais clubes europeus. De 2010 pra cá, alguns chegaram, outros foram tentados. Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Hulk e Diego Godín são os principais exemplos. Alguns outros não chegaram a vestir a camisa atleticana, mas tiveram seus nomes vinculados. Cavani e Diego Forlán são alguns desses exemplos.