
Fotos : Staff Images / Cruzeiro
Cruzeiro e Atlético se enfrentam na noite deste sábado (03), às 18h30, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. O confronto é válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Mandante no confronto de hoje, o Cruzeiro encara o seu principal rival após a eliminação para o Grêmio, nas oitavas de final da Copa do Brasil, disputado na última quarta-feira, no Mineirão. A equipe perdeu por 1 a 0 e chegou ao quarto jogo sem vitória na temporada. Além de poder retomar o caminho das vitórias, hoje também será a oportunidade da Raposa voltar a vencer o rival dentro da Série A, algo que não ocorre desde 2016, quando superou o Atlético por 3 a 2, ainda com Paulo Bento no comando.
Do lado atleticano a eliminação na Copa do Brasil mexeu com o bom momento que o time vinha vivendo. Eram 6 jogos de invencibilidade, contando as 3 competições que o clube disputa neste momento. Por conta da derrota diante do Corinthians, a principal organizada do clube promoveu um protesto na frente do CT, cobrando o treinador, Eduardo Coudet. Pelo Brasileirão, o Galo vem de 4 jogos sem saber o que é ser derrotado. São 3 vitórias e 1 empate.
Na tabela de classificação, muita igualdade… Com os recentes bons resultados conquistados, o Atlético chegou ao G4 do Campeonato Brasileiro. São 14 pontos ganhos em 8 partidas. Do lado celeste, a falta de vitórias na competição nas últimas rodadas, apenas uma em 4 jogos, fez com que o Cruzeiro caísse para a 6ª colocação, com 13 pontos. Ambas as equipes marcaram 12 gols e sofreram 7.
RETROSPECTO NO BRASILEIRO
De acordo com o portal “OGOL”, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em 65 oportunidades pelo Campeonato Brasileiro. O Galo leva uma pequena vantagem. São 25 vitórias atleticanas, 20 cruzeirenses além de 20 empates.
As equipes se enfrentaram uma única vez em Uberlândia. O confronto foi em outubro de 2010, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida aconteceu no Parque do Sabiá porquê o Mineirão estava fechado para a reforma da Copa do Mundo de 2014.
Naquele jogo o Atlético chegou a abrir 3 a 0, com três gols do centroavante Obina, enquanto o Cruzeiro diminuiu ainda no primeiro tempo com o lateral Gilberto. De cabeça, o zagueiro Réver ainda fez o quatro, mas a Raposa marcou mais duas vezes com Thiago Ribeiro, chegando ao resultado final de 4 x 3.
ÚLTIMO CONFRONTO
A última partida entre Galo e Raposa foi no dia 13 de fevereiro, quando empataram por 1 x 1 pelo Campeonato Mineiro. Relembre como foi o jogo:
ESCALAÇÕES
Cruzeiro
A dúvida cruzeirense está no ataque. Bruno Rodrigues começou no banco o último jogo, diante do Grêmio, devido ao desgaste físico e entrou durante o segundo tempo. Na referência, a tendência é que Gilberto ocupe o lugar de Henrique Dourado. No meio, Wallisson e Neto Moura disputam vaga para completar o setor com Machado e Matheus Vital.
O provável Cruzeiro para logo mais:
Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Wallisson (Neto Moura) e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues (Stênio) e Gilberto (Henrique Dourado).
Atlético
No lado alvinegro, existe uma grande novidade. Guilherme Arana, recuperado de lesão, está relacionado pela primeira vez na temporada. Entretanto o lateral começará a partida no banco. Coudet tem ainda duas importantes baixas na equipe; Pavón e Zaracho, com 3 amarelos, ficam de fora para cumprir suspensão. Hyoran, Edenilson, Igor Gomes e Patrick deverão lutar por 3 posições no meio.
Assim, o Galo deverá entrar em campo com:
Everson, Mariano, Nathan Silva, Jemerson e Rubens; Battaglia, Edenilson, Hyoran e Patrick (Igor Gomes); Hulk e Paulinho.
ARBITRAGEM
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistente 1: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA/CE)
Assistente 2: Kléber Lúcio Gil (SC)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)
Quarto árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Matéria com colaboração de Iron Luiz.