E ESSE GALO PÓS COPA?

Compartilhe

Enquanto rola a Copa do Mundo e a saudade do Galão vai apertando, não nos resta falar de outra coisa senão dos bastidores do clube e o que esperar do Atlético na volta do Brasileirão, que é a única competição que nos resta em 2018.

A princípio esse período de Copa seria usado como intertemporada e, inclusive, havia a possibilidade dela ser realizada nos Estados Unidos. Acontece que ninguém tá falando disso mais e confesso que não faço idéia se o time realmente usará esses 30 dias para treinamentos, como deveria. Acho que serão duas ou três semanas, no máximo. Na verdade, muitas incógnitas pairam sobre o Galo e muitos respostas só serão dadas na retomada do campeonato. A principal delas é se Roger Guedes fica ou não. Pelo que noticiam, o Galo aguarda o comunicado do Palmeiras com as propostas oficiais para ter a oportunidade de cobri-las, se é que isso é possível. É que além do valor da transferência, o salário oferecido pelos gringos é absurdamente alto e não sei se temos caixa pra segurar essa. Portanto, não se iludam: dificilmente o camisa 23 fica no Brasil.

Outra questão são os bons reforços que chegaram. Tô falando do colombiano Yimmy Chará e do uruguaio David Terans, que desembarcaram aqui para suprir uma possível saída de Guedes e encorpar o meio campo alvinegro. Acontece que ambos precisam de visto para trabalho aqui no Brasil e sem isso não podem sair no BID. Não tenho certeza, mas sem o visto de trabalho acho que nem treinar eles podem – confirmem, por favor. Tem um trâmite burocrático que o jogador tem que sair do país, conseguir o visto de trabalho e depois retornar. Só nessa lenga-lenga perderão mais alguns dias de treinamento e entrosamento, ainda mais com os órgãos competentes ralando em ritmo de feriado. Resolvida essa questão, fica a dúvida: vai dar certo? Vão se adaptar rapidamente? Vão jogar em que posição? No lugar de quem? Só saberemos em julho.

Fora isso ainda tem a questão do treinador. Larghi será o comandante do time depois da Copa? Sinceramente, tenho minhas dúvidas. Não pelo fato do cara nunca ter sido treinador e já ter declarado isso diversas vezes. Nem pela oscilação do time em algumas partidas. Não é isso. É que a própria diretoria atleticana coloca essa interrogação na nossa cabeça ao afirmar constantemente que Larghi é interino. Fica parecendo que já estão acertados com alguém e que esse alguém só estaria disponível por agora. Aí abrem espaço para a especulação e de especulação a imprensa gosta. Quem seria esse medalhão? Cuca? Felipão? Abel? Todos eles estão disponíveis e os dois primeiros já haviam declarado que só voltariam aos gramados após a Copa do Mundo. Sinceramente? Não sei se trocaria Thiago Larghi por algum desses, exceto o Cuca. Cuca tem uma ligação forte com o Galo e sua torcida. É o técnico mais vencedor da nossa história. Os outros não. Então, se não for o Cuca, acho vacilo. 

São três pontos importantes e que precisam estar bem resolvidos rapidamente, para que o time se prepare para a volta do campeonato. Nesse retorno, pegaremos duas pedreiras logo de cara: Grêmio e Palmeiras. Depois, Paraná e Bahia. Essas quatro rodadas pós-Copa vão dizer muito sobre o Galo que teremos no segundo semestre. 

Que voltemos nos cascos.

Galo Sempre!

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Compartilhe