
IMAGEM: LUIZ FELIPE COSTA / DEUS ME DIBRE
A noite deste sábado (20) promete fortes emoções no Mineirão. Com todos ingressos vendidos, é esperado um público superior a 60 mil pessoas no “Gigante da Pampulha”. A bola começa a rolar a partir das 19h00.
O confronto marcará o encontro de duas equipes em situações adversas no campeonato. O Galo, líder isolado da competição, busca a vitória para colocar uma mão na taça. Com 71 pontos ganhos, a equipe mineira tem 8 de vantagem para o segundo colocado, Flamengo, restando ainda 6 partidas para o encerramento do Brasileirão. O Juventude, por outro lado, ainda luta desesperadamente para se garantir na elite do futebol nacional na próxima temporada. Os gaúchos ocupam atualmente a 15ª colocação, a apenas 3 pontos do Bahia, primeiro time da zona de rebaixamento.
Mas o momento é bom. Desde que assumiu o Juventude, Jair Ventura esteve no comando da equipe por 5 vezes, e nunca perdeu uma partida. São 2 empates e 3 vitórias. Nesta sequência, o que mais chamou a atenção foi o sistema defensivo do time. Nos 5 jogos, o goleiro Douglas Friedrich acabou vazado apenas uma vez.
Mas o Galo não está muito diferente. Com 4 vitórias e apenas uma derrota nas 5 últimas partidas, Everson sofreu apenas 2 gols. E se a defesa tem funcionado bem, o que falar do ataque? Foram 7 gols marcados. Estes números só aproximaram ainda mais a equipe mineira do sonhado título nacional.
ÚLTIMO JOGO E RETROSPECTO
A última vez em que Atlético e Juventude se enfrentaram aconteceu no dia 08 de agosto deste ano. A partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi vencida pelo Galo, de virada, em pleno Alfredo Jaconi. Paulinho Bóia abriu o marcador para a equipe da casa ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Hulk empatou e já aos 46 minutos, Nathan Silva virou.
O retrospecto do confronto mostra uma ampla vantagem alvinegra. Até hoje, as equipes se enfrentaram em 20 oportunidades. O Galo venceu 12, o Juventude 4 e ainda houveram mais 4 empates.
ESCALAÇÃO
Atlético
A escalação alvinegra ainda tem algumas dúvidas. Alonso, que sofreu uma pancada no joelho e precisou ser substituído na sua última partida (pela seleção paraguaia), não tem presença confirmada para logo mais. Se o zagueiro não tiver condições, Réver deverá ser mais uma vez o escolhido. No meio a dúvida fica com Nacho. Se o argentino não jogar, Cuca deverá repetir sua última formação, quando jogou com Allan, Jair e Zaracho na “meiuca”.
Assim, o provável Galo para logo mais, é:

IMAGEM: LUIZ FELIPE COSTA / DEUS ME DIBRE
Juventude
Jair Ventura tem dois desfalques de peso no seu time. Guilherme Castilho e Vitor Mendes, que pertencem ao Galo, não podem atuar por força contratual. Em seus lugares, o experiente zagueiro Quintero e o meia Chico deverão ser confirmados na equipe.
Desta maneira, o Juventude deverá ir a campo com:

IMAGEM: LUIZ FELIPE COSTA / DEUS ME DIBRE
ARBITRAGEM

Quadro de arbitragem para o jogo – IMAGEM: REPRODUÇÃO / CBF – https://www.cbf.com.br/a-cbf/arbitragem/escala-campeonato-brasileiro-serie-a