É perseguição? – Análise do gol que Everson sofreu contra o América de Cali, com a part. de Robertinho, preparador de goleiros

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Desde o apito final do árbitro Daniel Fedorczuk – URU, um dos assuntos mais comentados no Twitter, por torcedores atleticanos, é se o gol sofrido por Everson seria ou não defensável. E por isso, mais uma vez, o goleiro estava na “mira” de alguns torcedores.

Estaria o jogador passando por uma perseguição virtual? A resposta é sim! Se lembrarmos que não há muito tempo, a esposa do atleta recebeu ataques ao seu marido na sua conta pessoal do Instagram, ou que sempre que o goleiro sofre um gol, a desconfiança vem à tona, a resposta acaba por parecer óbvia! Quando Everson faz uma grande partida, ou grandes defesas, “é sorte”, “não fez mais do que a obrigação”, porém, quando toma o gol, “essa até eu defendia”, “se fosse o Rafael, pegava”, “o Victor defendia com o pé”, “um goleiro de um nível superior, agarrava com tranquilidade” …

Espero o dia que algum “Taffarel da rede social”, “Gordon Banks do teclado” ou “Lev Yashin do Twitter”, vai falar que o goleiro atleticano falhou em um pênalti.

Goleiro falha? Sim! Todo goleiro falha. É impossível pegar um arqueiro, com a mais brilhante carreira, que não tenha tido seu dia, a semana, ou até mesmo uma fase ruim. Pobre do titular da meta alvinegra, pois quando for o seu dia, os especialistas de trás da tela vão ter um prato cheio!

Robertinho. Prep. de Goleiros / Alverca-POR

Mas bem, você pode estar pensando: “Quem é você pra falar se ele falhou ou não no gol de ontem?” … Sim! Sou um mero jornalista. Entretanto, fiz o que é certo: antes de apontar o dedo, busquei a informação com alguém isento, mas que é um especialista no assunto.

Desta maneira, entrevistei Robertinho, que para muitos, foi ou ainda é, o melhor preparado de goleiros do Brasil e que atualmente trabalha no Alverca – POR. Ah! E claro, sem nenhum envolvimento com o Atlético ou Everson:

– Antes de uma análise técnica do lance, pra você, era uma bola defensável (o gol do América de Cali):

É importante dizer, antes de mais nada, que pra mim, a maioria dos gols são defensáveis. Este sempre foi meu ponto de vista. Dificilmente vejo um gol que falo: é, esse lance não dava para defender. Mas no lance que você me enviou, em especifico, eu não considero que tenha sido falha do Everson. Foi uma bola bem chutada, tirada dele, no canto, e ele não teve o que fazer. Acho que por esse lance, é muito sabe (as críticas). Não foi falha!

– Olhando para a parte técnica, na velocidade do lance, um chute forte, ele fez o movimento correto? Ou poderia ter dado um passo para o canto antes de pular?

É complicado a gente analisar um goleiro dos outros. Estou longe, não tenho acompanhado o trabalho que está sendo feito aí.  Mas tecnicamente falando, dentro do ponto de vista da colocação do goleiro, da envergadura e tamanho que ele tem, e ainda por se tratar de um atleta alto, com braços longos, magro, cumprido, ele tem esse fator favorável a ele. Essa passada para defender a bola depende da distancia e força que o chute vem. Quando é de mais perto, que exige muito da reação, é impossível que você consiga dar esta passada pra conseguir se esticar ao máximo possível, fazendo com que seu corpo ganhe a impulsão, pra você ter aquele movimento de explosão e pular na bola e chegar. Como falei, dependendo da distância e força do arremate, você não tem tempo de fazer.

No lance, ele acaba usando apenas a sua velocidade de reação, e se o chute vai no canto, com força, fica realmente muito complicado. Quando é de uma distancia maior, dá tempo para ele tomar diversas opções, se vai com uma mão ou com a outra, se vai dar uma passada ou não.

Mas volto a afirmar, continuo achando que, se estiver sendo feita uma cobrança neste lance, eu acho um pouco exagerada, porquê foi um gol normal.

Compartilhe