
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Atlético e Caldense se enfrentam na noite deste domingo (27), no Mineirão, pela segunda e decisiva partida da semifinal do Campeonato Mineiro. A bola rola a partir das 18h00.
Enquanto a Veterana quer voltar a uma final de estadual, o que não acontece desde 2015, quando perdeu o título justamente para o adversário de logo mais, o Galo quer aumentar uma série impressionante. São 15 finais consecutivas de Campeonato Mineiro, podendo hoje, chegar a 16ª. Para isso acontecer, o time de Antonio Mohamed pode perder por até 2 gols de diferença, que se garante na decisão.
A última vez em que o Atlético não conseguiu chegar a finalíssima, foi em 2006. Naquela oportunidade, Cruzeiro e Ipatinga decidiram a competição. Naquele ano, o Galo foi eliminado na semifinal após um empate por 2 x 2 e uma derrota por 2 x 0 diante do maior rival.
Desde então, 15 edições de Campeonato Mineiro se passaram e, ao menos na decisão, o Atlético conseguiu chegar. Foram 9 finais contra o Cruzeiro, 3 contra o América, e uma contra Ipatinga, Caldense e Tombense. E o retrospecto é positivo. O Galo ganhou 8 e perdeu 7 finais.
E quem garantir o passaporte para a decisão de 2022, já sabe quem irá enfrentar. O Cruzeiro eliminou o Athletic, no último sábado (26), com mais uma vitória, e está de volta a final do torneio estadual. Diferentemente dos últimos anos, a decisão será disputada em jogo único, no Mineirão, no próximo sábado, dia 02 de abril, às 16h30.
RETROSPECTO

O retrospecto entre Atlético e Caldense mostra grande superioridade para o time da capital. Até hoje, as equipes já se enfrentaram em 84 oportunidades, com 52 vitórias atleticanas e 18 derrotas. Houveram ainda 14 empates. O Galo marcou 167 gols (média de 1,99 por jogo) e sofreu 73 (média de 0,87 por jogo).
ESCALAÇÃO
Atlético
Para o jogo de logo mais, “El Turco” terá alguns desfalques importantes. Além dos 6 selecionáveis (Guilherme Arana, Everson, Godín, Alonso, Savarino e Vargas), o treinador perdeu Hulk, suspenso com o terceiro cartão. Outro desfalque é Dodô, entregue ao Departamento Médico.
Assim, o provável Galo para logo mais, é:
Rafael, Guga, Nathan, Réver e Rubens; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Keno e Sasha.
Caldense
O técnico Gian Rodrigues não tem nenhum desfalque para a partida de logo mais. Assim, a Caldense deverá enfrentar o Atlético com:
Renan Rinaldi, Yuri Ferraz, Jonathan Costa, Lula e Mateus Muller; Guilherme Borges, Filipi Sousa, Íkaro e Alemão; Skillo e Neto Costa.
ARBITRAGEM
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistente: Marcus Vinícius Gomes
Assistente: Fernanda Nandrea Gomes Antunes
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira