
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
A decisão do Campeonato Mineiro 2023, começa neste final de semana. No sábado (01), América e Atlético fazem o primeiro duelo da final da competição. A bola rola, no Independência, a partir das 16h30. O Galo, por ter feito melhor campanha, jogará por 2 resultados iguais.
A equipe alvinegra poderá alcançar uma importante marca caso leve o troféu. Este seria o 4º Campeonato Mineiro que o Galo venceria de forma ininterrupta.
Campeão em 2020, 2021 e 2022, o Atlético tem 6 jogadores no atual elenco que conquistaram o estadual nos últimos 3 anos. Os zagueiros Réver e Igor Rabello, os laterais Mariano e Guilherme Arana, o volante Allan e o atacante Eduardo Sasha. Entretanto, nenhum deles deverá ser titular neste ano. Rabello, Arana e Allan, seguem entregues ao Departamento Médico e preparação física. Já Réver e Mariano são hoje peças de reposição no elenco, começando as partidas no banco de reservas. Já Sasha, que também é reserva na equipe de Coudet, deverá ser anunciado a qualquer momento pelo Red Bull Bragantino.
As equipes das últimas 3 conquistas
2020

Em 2020, ainda sob o comando de Jorge Sampaoli, o Galo acabou campeão mineiro após derrotar a Tombense nos dois confrontos da final. No segundo e decisivo jogo, vencido por 1 x 0, o argentino escalou o time da seguinte maneira:
Rafael, Mariano, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Alan Franco; Savarino, Sasha e Keno.
Entraram: Hyoran, Marquinhos e Marrony.
2021

Já em 2021, o adversário da final foi exatamente o América. Da mesma forma que acontece hoje, o Atlético de Cuca, por ter feito a melhor campanha, jogava por 2 resultados iguais. E foi exatamente isso que aconteceu, 0 x 0 na ida, no Independência e 0 x 0 na volta, no Mineirão. No decisivo jogo, o Galo foi a campo com:
Everson, Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Tchê Tchê e Nacho Fernández; Savarino, Keno e Hulk.
Entraram: Zaracho, Hyoran, Vargas, Marrony e Sasha.
2022

Em 2022, o Campeonato Mineiro voltou a ser decidido pelo maior clássico do estado. Atlético e Cruzeiro, em jogo único, se enfrentaram e o Galo de “Turco” Mohamed levou a melhor. Vitória por 3 x 1! O Atlético foi escalado da seguinte maneira:
Everson, Mariano, Nathan Silva, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernández; Keno e Hulk.
Entraram: Junior Alonso, Otávio, Eduardo Sasha e Ademir.