Em duelo ofensivo, Atlético vence o Grêmio em casa e se recupera no Brasileirão

Compartilhe

Jogando na Arena MRV, o Atlético venceu o Grêmio nesta quarta-feira (09) por 2 a 1, em partida adiada da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acabou sendo bastante movimentado no primeiro tempo, com todos os gols do confronto saindo nos primeiros 45 minutos. O Galo abriu o placar com Hulk, de pênalti. O Grêmio empatou com Aravena. Mas Deyverson, após bela assistência de Hulk, deu números finais ao jogo.

A partida, que deveria ter sido disputada em maio, havia sido adiada devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Com a vitória, o Galo chegou a 9ª colocação, com 40 pontos e agora se prepara para enfrentar o Fortaleza, fora de casa, na próxima quarta-feira (16). Já o Grêmio se mantém na 11ª colocação com 35 pontos e terá pela frente o seu grande rival, o Internacional.

ESCALAÇÕES

Atlético

O time de Milito entrou em campo com uma formação bastante ofensiva, com Paulinho (que vinha sendo poupado), Scarpa, Hulk e Deyverson no ataque. O Galo enfrenta uma longa lista de desfalques, com nove ausências no total. Além dos convocados para as Eliminatórias e dos lesionados, o time não pôde contar com Everson, suspenso após ser expulso na última partida, diante do Vitória. Assim, Matheus Mendes foi escalado como goleiro titular.

O Atlético foi escalado da seguinte maneira:

Grêmio

Renato Gaúcho contou com a dupla Ely e Jemerson na zaga, após ambos voltarem de lesão. Outra novidade foi Igor Serrote, escalado na lateral-direita.

Desta maneira, o Tricolor gaúcho entrou em campo com a seguinte formação:

O JOGO

A partida começou intensa, com o Grêmio finalizando com Edenílson e obrigando Matheus Mendes a fazer uma bela defesa. Mas, quem abriu o placar foi o Atlético. Em um dos primeiros ataques do Galo, Hulk foi derrubado por Jemerson na área e o árbitro assinalou pênalti. O próprio camisa 7 cobrou e converteu, colocando o Atlético na frente aos 10 minutos. Esse foi o 113º gol de Hulk pelo clube mineiro, se tornando o maior artilheiro do Galo no século.

A Massa Alvinegra mal teve tempo de comemorar. Logo na saída de bola, o Grêmio assustou; Braithwaite passou pela zaga atleticana e marcou, mas viu seu gol anulado após análise do VAR por toque de mão. Mesmo com o gol invalidado, o Grêmio não se abalou e continuou pressionando. Aos 23 minutos, em uma falha da defesa do Atlético, Aravena saiu cara a cara com Matheus Mendes para, agora sim, empatar o placar.

O jogo manteve um ritmo alto, com boas oportunidades para ambos os lados. O Atlético conseguia boas tabelas e criava chances, com boas finalizações de Scarpa. Do outro lado, o Grêmio aproveitava os espaços deixados pelo time alvinegro para contra-atacar com perigo.

E quem marcou novamente foi o time de Milito. Após mais uma triangulação bem trabalhada pelo Galo, Hulk encontrou Deyverson bem posicionado, que finalizou para colocar o Atlético novamente na frente aos 38 minutos: 2 x 1.

A primeira etapa se estendeu até os 56 minutos, mas sem grandes lances de perigo após o segundo gol atleticano. Os números do jogo mostraram que a primeira metade foi marcada pela intensidade ofensiva de ambos os times, com o Galo criando mais (8 finalizações contra 4 do Grêmio), além de ter uma pequena vantagem na posse de bola (56% a 44%).

Na segunda etapa, o time alvinegro voltou com uma alteração: Fuchs entrou no lugar de Lyanco, que já estava amarelado. O Atlético de Milito começou bem, pressionando e controlando melhor a bola no campo ofensivo, chegando a ter uma bola na trave com Otávio. Enquanto isso, o Grêmio buscava, por meio de lançamentos, surpreender a defesa atleticana novamente.

O ritmo mais intenso ficou mesmo no primeiro tempo. À medida que o segundo tempo avançava, o Atlético diminuiu o ritmo, cedendo mais posse ao Grêmio, que foi para cima ao colocar Diego Costa e Pavón. O Galo, por sua vez, recuou e baixou suas linhas, focando em defender a vantagem do placar. Apesar do maior domínio de posse do Grêmio ao fim da partida, o esforço defensivo do Atlético garantiu os três pontos, com poucas ameaças concretas por parte do time gaúcho.

O QUE VEM POR AÍ…

O Atlético agora enfrenta o 3º colocado Fortaleza no Castelão, na próxima quarta-feira (16), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe