Em grande noite de Paulinho, Atlético domina Millonarios e se classifica na Libertadores

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO

O Atlético foi a campo nesta noite de quarta-feira (15) em busca da classificação para a fase de grupos da Libertadores. Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, uma vitória simples bastava para o Galo de Coudet. E deu a lógica: com dois gols de Paulinho e um de Hulk, o Atlético venceu o Millonarios por 3 a 1 (Uribe marcou para os visitantes) e se classificou na Copa Libertadores de 2023.

O técnico Eduardo Coudet manteve a base do time que vinha trabalhando nos últimos jogos, mas optou por fazer uma alteração: Zaracho, agora em condições físicas, assumiu o lugar que vinha sendo de Pedrinho no meio de campo alvinegro.

Desta forma, a escalação do Atlético para partida foi a seguinte:

Domínio no primeiro tempo, mas nada de gols

O Atlético iniciou o jogo como esperado por todos mantendo total controle da posse de bola e buscando atacar e resolver o quanto antes o jogo. Mas a pressão, o domínio da bola e do campo, acabaram não virando chances claras de finalização. Do outro lado, o Millonarios não se preocupava com a pressão e usava as linhas baixas para puxar contra-ataques. 

Foi nesses poucos momentos em que buscou o gol do Éverson que as chances mais perigosas da primeira etapa saíram, principalmente com a bola passando pelos pés do camisa 10 Cataño. A nota preocupante para o torcedor atleticano ficou com a saída de Allan. O volante precisou ser substituído por Otávio aos 12 minutos por dores nas costas.

Com mais de 70% da posse de bola, mas também com a dificuldade em abrir o placar, ficou nítido que o nervosismo começou a atrapalhar os atletas em campo na tomada das decisões e o jogo não mudou sua tônica durante os minutos finais da primeira etapa. Placar em branco nos primeiros 45 minutos. 0 a 0.

Segundo tempo em outro ritmo

O segundo tempo começou com mudanças, não só na equipe, mas também na postura dos jogadores. Edenilson saiu para a entrada do Pedrinho na volta do intervalo. Mas o que entrou, de fato, foi a estrela da dupla de frente do Atlético: em boa jogada de Hulk, a bola lançada na área pelo ídolo alvinegro encontrou Paulinho, sozinho, para cabecear pro fundo das redes, aos 3 minutos da etapa final. 1 a 0 no placar.

Com a necessidade de buscar o resultado, o Millonarios se expôs mais e abriu sua equipe, dando ainda mais espaço para o Atlético trabalhar as bolas no campo de ataque e as chances de finalização foram cada vez mais amadurecendo, sempre com a bola passando pelos pés de Hulk e Paulinho e obrigando a defesa colombiana a trabalhar com bem mais intensidade.

Já na metade final do segundo tempo, o Millonarios se propôs a manter mais a posse de bola e buscar o ataque, mas as limitações técnicas da equipe colombiana eram evidentes e não representaram qualquer chance de perigo para o Atlético, que conseguia se defender e buscava nas bolas longas de Pedrinho o escape para buscar seu segundo gol. Mas foi na jogada trabalhada, de pé em pé, que saiu o segundo gol. Zaracho, Paulinho e Patrick trocaram passes na entrada da área, até que o camisa 49 levantou na medida para Paulinho, infiltrando na área, marcar o segundo, novamente de cabeça. 2 a 0 no placar.

Após construir a vantagem – 3 a 1 no placar agregado – o Atlético só precisava de administrar a partida, mas não era o que queria a equipe de Eduardo Coudet. Já nos minutos finais, num contragolpe de manual, Paulinho foi de artilheiro a garçom e serviu uma bola na medida para Hulk, de voleio, marcar um golaço na partida. 3 a 0 no placar. “Chacho” ainda aproveitou para substituir os dois nomes da partida para serem ovacionados pelo torcedor (Réver e Vargas entraram nos lugares de Paulinho e Hulk, respectivamente).

O Millonarios ainda usou os acréscimos pra fazer o seu gol de honra em falha da defesa atleticana, com Uribe marcando. Mas o gol em nada atrapalhou a festa da torcida atleticana no Mineirão com mais de 40 mil pessoas presentes. 3 a 1 e placar final.

O que vem por aí:

Agora é hora de mais uma decisão. Depois da Copa Libertadores, o Galo volta as suas atenções para o Campeonato Mineiro, onde enfrenta no próximo sábado (18), às 16h30, o Athletic, no Independência. Para garantir vaga para a final do estadual, o Galo precisará vencer a equipe de São João del-Rei. Qualquer outro resultado classifica o Athletic.

O sorteio da fase de grupos que definirá quais serão os adversários do Atlético na próxima fase da Libertadores acontece no dia 27 de março. Os jogos só se iniciam a partir do dia 5 de abril.

Compartilhe