Em jogo marcado por protestos e bombas, Galo vence e se garante nas oitavas da “Liberta”

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O Atlético está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. A classificação veio graças a vitória de 3 x 1 sobre o América de Cali, em Barranquilla – Colômbia, na noite desta quinta-feira (13). Os gols da partida foram marcados por Hulk, Guilherme Arana e Vargas, para o Galo, enquanto Moreno descontou para a equipe mandante.

A verdade é que para começar a falar sobre os acontecimentos que ocorreram dentro das quatro linhas, é importante situar o leitor no que vem ocorrendo na Colômbia. O país vive uma onda de protestos, em diversas cidades, por conta do aumento de impostos que foi determinado pelo governo local. Desta maneira, algumas partidas que aconteceriam no país, tem sofrido mudanças de horário, local, ou até sofrendo adiamento.

O Fluminense, por exemplo, que jogaria nesta mesma cidade, diante do Júnior Barranquilla, teve seu jogo no Equador, há exata uma semana. O adversário do Galo desta noite, é da cidade de Cali, mas por conta dos protestos, precisou mandar a partida em Barranquilla, aquela mesma que há alguns dias não podia receber Fluminense x Junior Barranquilla. A bagunça, falta de organização, respeito… chame como quiser, fica mais absurda, se pensarmos que o mesmo estádio que o Atlético jogou hoje, recebeu há 24 horas Junior Barranquilla x River Plate e o resultado foi desastroso. Paralisações aconteceram, jogadores reclamando da dificuldade de respirar e até enxergar por conta do efeito de bombas e gás lacrimogênio que eram atiradas por policiais em ruas próximas, buscando conter as manifestações, ocorreram. Era claro que a partida de hoje tinha o por quê de não acontecer, ser adiada ou ter seu local modificado!

Mas na grande “genialidade”, a Conmebol mandou as equipes a campo! E o resultado? Um primeiro tempo com duração superior a uma hora! Isso mesmo! Jogadores caindo no gramado a todo tempo, precisando ir ao vestiário, olhos vermelhos… e a partida sempre era reiniciada!

Até onde colocar o futebol como uma peça não vinculada ao mundo “real”, é valido? Colocar atletas, comissões técnicas e todos aqueles que trabalham para um jogo acontecer em risco, é válido?

Mas sim… o jogo aconteceu!

E que fique claro, o povo colombiano não está errado em reivindicar seus direitos! Quem comanda o futebol é que não pode se alienar a isto!

1º Tempo

O Atlético foi superior ao seu adversário em grande parte do primeiro tempo. Mas, chances claras, apenas duas! Logo na primeira, aos 20 minutos, Hulk aproveitou ótimo cruzamento de Nacho Fernandez e cabeceou para o fundo das redes! O quinto gol de Hulk na competição continental! A segunda oportunidade também foi com o centroavante alvinegro, já no último lance da primeira etapa, mas Hulk parou no goleiro Graterol!

O América de Cali teve apenas uma chance, mas não desperdiçou. Carrascal puxou excelente contra-ataque aos 23’, tocou para Moreno que limpou Alonso e chutou no cantinho de Everson.

2º Tempo

Os 45 minutos finais aconteceram com menor efeito do que ocorria do lado de fora do estádio. E mais uma vez, o Galo foi melhor. Criou ao menos 4 chances de gol, aproveitando duas. Primeiro com Guilherme Arana, logo aos 8 minutos. O lateral aproveitou o cruzamento vindo do lado direito, ajeitou a bola e acertou uma bomba. Um belíssimo gol!

Eduardo Vargas deu números finais já nos acréscimos. O chileno recebeu ótimo passe de Tardelli, aplicou um lindo chapéu no goleiro e completou de peixinho pro gol. Um GOLAÇO!

O que vem por aí…

O Atlético volta a campo no próximo domingo (16), quando enfrenta o América pelo primeiro confronto da grande final do Campeonato Mineiro. Pela Libertadores, jogo apenas no dia 19, no Paraguai, diante do Cerro Porteño! Se vencer o Cerro, o Atlético garante a primeira colocação do grupo H!

Compartilhe