
FOTO: DIVULGAÇÃO / TWITTER ARENA MRV
Foi aprovado no final da manhã desta quarta-feira (21), em primeiro turno, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto do Vereador César Gordin (Solidariedade), que acelera a liberação da Arena MRV para receber eventos com público igual ou maior a 30 mil pessoas. Dos 38 vereadores que votaram, 36 deram sinal positivo para o projeto.
O projeto visa ainda flexibilizar a entrega das obras de contrapartida da Arena MRV, que poderão ser feitas em até 3 anos com o Estádio já em funcionamento.
O Projeto de Lei 606/2023, tem em resumo no seu texto os seguintes dizeres:
O executivo poderá autorizar, de forma provisória e precária, o início do exercício das atividades de novos estádios e arenas esportivas que possuam capacidade igual ou superior a 30 mil pessoas após o término de suas obras.
Na justificativa do Projeto, o Vereador César Gordin alegou:
O objetivo deste projeto de lei é promover o desenvolvimento e a expansão do esporte e dos eventos culturais e recreativos em Belo Horizonte. Ao permitir a concessão do alvará de funcionamento independentemente do cumprimento total das contrapartidas, busca-se facilitar a implementação destes equipamentos na Capital, o que impulsiona a geração de empregos e incrementa a economia local.
Os benefícios advindos da aprovação do presente projeto de lei serão ainda imediatos para a cidade, ao viabilizar o início da operação da Arena MRV, obra de grande potencial de geração de empregos e de receitas para o município, e que já se encontra em plena capacidade de funcionamento e em fase final de obras.
Com a aprovação deste projeto de lei, espera-se impulsionar o setor esportivo e cultural de Belo Horizonte, tornando a cidade um centro de referência para a realização de eventos de grande porte, contribuindo para a promoção do esporte, lazer e entretenimento na região.
O texto seguirá agora para votação em 2º Turno. De acordo com o presidente da Câmara, Vereador Gabriel Azevedo (sem partido), falou que tentará fazer com que a votação aconteça na sexta-feira (30), em “votação extraordinária” que acontecerá na casa, por conta do subsídio na passagem de ônibus:
Na sexta-feira teremos uma nova sessão extraordinária para votar o subsídio e garantir a passagem que essa cidade merece. Gostaria de já na sessão de sexta-feira, votar em segundo turno o projeto que vamos aprovar hoje.