
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O novo Coronavírus obrigou o futebol brasileiro a readequar seu calendário no ano de 2020. Para se ter uma ideia, o Brasileirão precisou começar em agosto misturados a finais de alguns campeonatos estaduais. Assim, o término da principal competição do país ficou apenas para o dia 25 de fevereiro do ano seguinte.
A temporada 2021 também não será das mais agradáveis para os clubes nacionais. Começando em março apenas, o ano de 2021 terá menos datas do que o normal, diminuindo o tempo para descanso e treinamentos.
Já tendo confirmado a vaga para a Copa Libertadores da América, o Atlético jogará ao menos 4 competições no ano. O grande problema é que o calendário alvinegro pode ficar ainda pior. Isso porquê a equipe ainda não garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores, podendo ter que disputar a chamada Pré-Libertadores, onde enfrentaria um adversário sul-americano, em dois confrontos, para aí sim confirmar sua vaga entre os 32 times classificados.
Já visando mais um ano “anormal”, a diretoria atleticana vê a necessidade de reforçar seu elenco em qualidade e quantidade. Para isso, já foram confirmados como novos jogadores do Atlético, Hulk e Dodô. Além dos dois atletas, Nacho Fernandez está prestes a ser anunciado pelo clube. E o Galo não irá parar por aí. Ainda deverão chegar pelo menos mais 2 ou 3 nomes para o time. Um zagueiro e um volante são prioridades no momento. Mas isso não será tudo. O Atlético dará mais chances no elenco principal para jogadores de suas categorias de base e jovens atletas que estão emprestados pelo clube. Isso ocorrerá principalmente no Campeonato Mineiro.
Dentre os nomes cedidos a equipes em 2020, 2 atletas se destacaram e poderão receber oportunidades em 2021. São eles: Guilherme Castilho e Matheus Mendes.
Guilherme Castilho
O jovem volante/meia de 21 anos se destacou muito no Confiança na série B de 2020. Castilho entrou em campo pela equipe de Sergipe por 23 oportunidades, sendo todas como titular. Por lá, o jogador marcou uma vez e anotou 5 assistências. Atuando mais pelo lado esquerdo do campo, Castilho mostrou muita qualidade na batida na bola, principalmente em faltas e escanteios. O atleta ainda teve uma média de 58 passes por jogo, com mais de 80% de aproveitamento.
Guilherme Castilho pertence ao Mirassol – SP, mas tem seu passe fixado com o Galo no valor de R$ 400 mil, por 70%. O Atlético já informou a equipe paulista que irá exercer seu direito de compra.
Matheus Mendes
Outro jogador de muito destaque na série B de 2020 e que pertence ao Atlético é o goleiro Matheus Mendes. O arqueiro de 21 anos e 1,94m, teve excelentes atuações pelo CSA na boa campanha da equipe alagoense na competição. Matheus atuou por 28 vezes, todas como titular. O goleiro sofreu 23 gols (média de 0,8 por jogo), sendo 19 deles de dentro da área. Contudo, um número importante de se ressaltar é que Matheus Mendes teve uma das melhores médias de defesas entre goleiros da Série B. Foram 2,9 defesas difíceis por jogo, o que ajudou ao CSA a finalizar a competição com a sexta melhor defesa do campeonato.
Matheus já tem sondagens de equipes brasileiras para um novo empréstimo. A princípio, sua utilização dependerá do treinador atleticano para 2021.
Palavra da diretoria
Em contato com uma pessoa da diretoria alvinegra, a reportagem questionou sobre o planejamento e utilização destes jogadores, principalmente pela incerteza de quem será o treinador alvinegro. O Deus Me Dibre recebeu a seguinte resposta:
“Todas as questões relacionadas ao planejamento são baseadas na atual comissão técnica, mas também por convicção do Clube!”