Enfim chegou? O sonho do bicampeonato pode ser concretizado nesta terça

Compartilhe

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO / FLICKR / CBF

19 de dezembro de 1971… Essa foi a data, que mais de 46 mil pessoas assistiram nas arquibancadas do Maracanã, aos 16 minutos do segundo tempo, Humberto Ramos fazer grande jogada pelo lado esquerdo e cruzar, na cabeça de Dario, para empurrar a bola para o fundo das redes!

Este foi o gol que garantiu, na última partida atleticana no Campeonato Brasileiro de 1971, a vitória e a confirmação do primeiro e único título do clube no torneio nacional.

Fato que pode ser mudado ainda hoje. Novamente, o Maracanã pode ser o palco que confirmará a taça para o Galo. A grande diferença é que desta vez o time mineiro não estará em campo. Para ser campeão ainda nesta terça-feira (30), o Atlético precisará de uma “forcinha” de outra equipe alvinegra: o Ceará! Se o Vozão conseguir segurar ao menos um empate com o Flamengo, a torcida atleticana poderá fazer a festa! A bola começará a rolar, no Rio de Janeiro, a partir das 20h00.

O sonho do “Bi” bateu na trave algumas vezes…

E este bicampeonato esteve muito próximo em algumas oportunidades.

Em 1977, o famoso “vice invicto”. Na primeira fase o clube terminou na liderança do grupo F. Foram 9 jogos, 8 vitórias e apenas 1 empate. Já na fase seguinte, 100% de aproveitamento. Em 4 jogos o Galo venceu os 4. Na terceira fase, 5 jogos, com 4 triunfos e 1 empate. Na semifinal, o Londrina foi o adversário. Com uma vitória no Mineirão e um empate no Estádio do Café, o Atlético chegava à final. O vice campeonato veio no Mineirão, na disputa de pênaltis, após empate de 0 x 0 no tempo normal. Nas penalidades, 3 x 2 para a equipe paulista.

Três anos mais tarde, no Campeonato Brasileiro de 1980, o Galo parou no Flamengo. Após vencer a partida de ida da final, no Mineirão, o Galo acabou derrotado na volta, no Rio de Janeiro por 3 x 2, ficando com o vice-campeonato.

O Atlético só voltaria a disputar uma final de Brasileirão 19 anos mais tarde. Em 1999, o adversário acabou sendo o Corinthians. Naquela edição, a decisão era disputada em uma melhor de 3 jogos. Na primeira partida, em BH, vitória mineira por 3 x 2. Na segunda, em São Paulo, o time paulista levou a melhor, vencendo por 2 x 0. No último e decisivo jogo, empate por 0 x 0 e título do Corinthians, por ter feito melhor campanha na primeira fase.

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Em 2012, já na era dos pontos corridos, o primeiro vice atleticano. Com Ronaldinho, Bernard e Jô, o time dirigido por Cuca fez um grande primeiro turno, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo no returno. Assim, terminou o Campeonato com 72 pontos, 5 a menos que o Fluminense, campeão daquela edição.

Foto: Bruno Cantini / Atlético

O último vice-campeonato ocorreu em 2015. O Atlético, treinado por Levir Culpi, acabou a competição com 69 pontos, 12 atrás do Corinthians, comandado por Tite.

Além dos 5 vice-campeonatos nacionais, o Galo já terminou o Brasileiro em 7 oportunidades na 3ª colocação, além 5 vezes na 4ª.

Compartilhe