
FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
O final de ano que prometia ser de calmaria para o torcedor atleticano, mudou repentinamente. Após a reunião em que Cuca comunicou a diretoria e o grupo de apoiadores, no final da noite da última segunda-feira (27), que não comandaria o clube em 2022, alguns nomes começaram a ser especulados.
Nomes como Jorge Jesus, Odair Hellmann, Marcelo Gallardo e Juan Pablo Vojvoda, estiveram entre os mais comentados do Twitter na manhã/início da tarde desta terça.
Confira a atual situação e o currículo de cada um deles:
Jorge Jesus

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
O treinador português que ficou marcado no Brasil após um ano muito vitorioso a frente do Flamengo em 2019, foi demitido do Benfica poucas horas após Cuca ter sua reunião com os mandatários atleticanos.
Seu último trabalho, no clube lusitano, não correspondeu a expectativa. De acordo com o portal O GOL, o treinador comandou o Benfica em 30 jogos, com 20 vitórias, 5 empates e apenas 5 derrotas. Totalizando um aproveitamento de quase 67%.
O grande problema não foram os números em si, mas a situação do clube nas competições. No Campeonato Português, mesmo tendo feito grandes investimentos a pedido do técnico, o Benfica é apenas o 3º colocado, 4 pontos atrás dos grandes rivais, Sporting e Porto. Na Taça de Portugal, eliminação para o Porto, na última semana, com derrota por 3 x 0, mesmo o adversário atuando por 45 minutos, com um jogador a menos.
Mas, de acordo com alguns veículos portugueses, o real motivo para a demissão do treinador não foram os resultados dentro de campo, mas sim, fora dele. Segundo o jornalista Pedro Sepúlveda, uma discussão entre Jorge Jesus e os jogadores do time, teria sido a gota d’água para o desligamento do técnico.
❗️Importante referir que Jorge Jesus abandona o @SLBenfica devido à discussão que aconteceu com os jogadores e não pela crise de resultados ✍🏼 https://t.co/Ntd6MM3tVv
— Pedro Sepúlveda (@pedromsepulveda) December 28, 2021
Entre os principais títulos conquistados pelo treinador, estão a Libertadores e o Brasileirão de 2019 e 3 Ligas portuguesas, nas temporadas de 2009/2010 – 2013/2014 – 2014/2015.
Odair Hellmann

Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
De acordo com algumas publicações, outro nome que poderia entrar na pauta atleticana é o de Odair Helmann, ex-treinador de Fluminense e Internacional. No clube gaúcho, Helmann trabalhou com Rodrigo Caetano, atual diretor de futebol do Atlético.
Atualmente o treinador comanda o Al Wasl, dos Emirados Árabes. Nesta temporada, Odair esteve a frente do clube em 15 partidas, com 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Um aproveitamento de 53%.
Na Arabian Gulf League, a liga árabe, o Al Wasl é apenas o 10º colocado de 14 times, com 14 pontos ganhos.
O único título de Odair como treinador aconteceu em 2020, quando o Fluminense, clube que treinava, conquistou a Taça Rio, espécie de segundo turno do Campeonato Carioca.
Marcelo Gallardo

Foto: Diego Haliasz / Prensa River
Talvez o grande sonho do torcedor, Marcelo Gallardo aparece como a mais complicada das opções. O técnico argentino de apenas 45 anos, que está a frente do River Plate desde 2014, é o principal nome do mercado sul-americano.
No último dia 08, o clube argentino anunciou a renovação de contrato do treinador por mais 1 ano. Na coletiva, Gallardo falou sobre a decisão de permanecer no comando da equipe, mesmo tendo diversas outras propostas, como da seleção uruguaia e sondagens de equipes europeias:
Faz algumas semanas que falei que precisava refletir. Chegava ao final do meu contrato de sete anos e meio e era indispensável para mim ter uma reflexão. Posso garantir que depois de tantos anos, em um lugar como este, do que exige uma instituição como essa, a necessidade de refletir. Cheguei a esse ponto. Não tive muito tempo, mas precisei tomar essa decisão. O que sinto nesse momento é que mereço seguir por pelo menos mais um ano, descansar um pouco e recarregar as pilhas para a próxima temporada, que será com muita energia e jogar da forma que queremos.
Gallardo tem, no River Plate, um dos maiores salários de técnico do continente americano. De acordo com algumas matérias, vinculadas a época da renovação, estima-se que o treinador receba algo em torno de R$2 milhões mensais na equipe de Buenos Aires.
Nos 7 anos em que esteve a frente do River Plate, Gallardo conquistou 2 Libertadores, uma Copa Sul Americana, 1 Campeonato Argentino além de 3 Copas da Argentina.
Juan Pablo Vojvoda

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza
O nome menos comentado, mas lebrado por alguns, é o do argentino Vojvoda. Atual técnico do Fortaleza, encantou os brasileiros com a excelente campanha do time cearense em 2021 e com a forma que fazia seu time atuar. Além da inédita vaga conquistada para a Libertadores, com o 4º lugar no Campeonato Brasileiro, Vojvoda levou o “Leão do Pici” a melhor campanha de sua história na Copa do Brasil, sendo eliminado da competição na semifinal, justamente pelo Atlético.
Após o término do Brasileirão, o Fortaleza anunciou a renovação com o seu treinador. O novo contrato de Vojvoda com o Leão vai até o fim de 2022. Especula-se que a multa rescisória seria na casa de R$6 milhões.