
FOTO: BRUNO SOUSA / ATLÉTICO
Enquanto a equipe profissional não volta a campo, o torcedor atleticano poderá matar a saudade com o time júnior. O Galinho entra em campo neste domingo (02), às 20h45, em Lins – SP, com transmissão do SporTV, para enfrentar o Desportivo Aliança – AL, em jogo válido pela primeira rodada do grupo 4 da mais tradicional competição de futebol de base do país, a Copa São Paulo.
Tricampeão do torneio, o clube mineiro não conquista a Copinha desde 1983. Para quebrar este incomodo jejum, o time comandado por Marcos Valadares precisará passar na primeira fase por Linense, Andirá – AC, além do adversário desta noite.
Campeão Brasileiro sub20 em 2020 e terceiro colocado em 2021, o Galinho entra como um dos candidatos ao título da competição.
Para falar sobre este favoritismo, expectativas entre outros assuntos, o portal Deus Me Dibre bateu um papo com um dos destaques do elenco, o zagueiro do time, Léo Simoni.

Foto: Bruno Sousa / Atlético
O defensor começou falando sobre o que espera da competição:
Minha expectativa é o título. Nós fomos muito bem no Campeonato Brasileiro em 2021 e ficamos muito chateados por termos saído na semifinal (eliminação para o Internacional, após empatar a primeira partida no Rio Grande do Sul por 0 x 0 e perder em BH por 1 x 0). Então vamos buscar essa Copinha com todas as nossas forças!
Sobre a preparação e a importância da Copa São Paulo, Léo falou:
Nós tivemos uma preparação muito forte, sempre acompanhados pelos fisiologistas, para não corrermos o risco de sofrer alguma lesão. Tudo isso foi sempre bem alinhado com o preparador físico também. Acredito que estamos na nossa melhor forma física e tática para alcançarmos nosso objetivo.
A Copa São Paulo é uma competição de muita visibilidade para os jogadores que estão nessa última etapa da base. Podemos apresentar nosso repertório para todo o cenário do futebol e assim, buscar quem sabe um espaço maior na equipe principal.
Em um grupo com equipes desconhecidas do grande público, o favoritismo atleticano na primeira fase é enorme. Mas, a Copa São Paulo já apresentou surpresas em diversas edições. Sobre esta possível superioridade e necessidade da equipe se impor, o zagueiro falou:
A gente sabe que por vestir uma grande camisa, vamos sempre estar entre os favoritos nessas competições. Por outro lado, sabemos que existem equipes de menor expressão que também fazem ótimos trabalhos, com bons jogadores e treinadores competentes. Vamos sempre buscar entregar nosso máximo em campo, para assim, não sermos surpreendidos.
Sobre uma possível pressão pela conquista da competição, que o clube não consegue desde 1983, Léo Simoni foi enfático:
Não diria pressão, acredito que seja mais uma motivação para entrar na história da base do clube.
Para a disputa da Copinha, o técnico Marcos Valadares levou 28 jogadores. O que se viu foi uma mistura entre remanescentes do título brasileiro Sub20 de 2020, da campanha de 2021 e de jogadores recém-promovidos do Sub17. Sobre essa mescla e o trabalho do treinador, Simoni falou:

Foto: Bruno Sousa / Atlético
A base do elenco foi praticamente mantida e estamos muito bem entrosados. Aqueles que subiram do Sub17, são jogadores de muita qualidade e que vão agregar muito na nossa equipe também.
O Marcos é um treinador muito competente e com boas ideias táticas. Quando conseguimos fazer o que treinamos, quase sempre temos sucesso. A relação entre treinador e equipe é muito boa e bem profissional.
Para finalizar, foi pedido para que o defensor falasse das principais características do seu jogo para o torcedor que não está muito familiarizado com a base:
Me destaco na força física e nos confrontos. Sou ambidestro e tenho uma boa saída de bola.